Saiu a lista dos indicados do 62º Grammy que acontecerá em 26 de janeiro de 2020. Além de premiar os trabalhos musicais, a premiação ainda tem algumas categorias que envolvem o audiovisual. Hoje, vamos falar sobre os indicados na categoria de Melhor Clipe no Grammy 2020.  Tem muita coisa boa na disputa.

De música eletrônica, passando pelo rock’n roll até o rap. A categoria foi criada em 1984 e já levaram o prêmio para casa artistas como Duran Duran, U2, Adele e, claro, Michael Jackson. Diretores famosos também já receberam o prêmio como David Fincher por Love Is Strong dos Rolling Stones e também por Suit & Tie, de Justin Timberlake e Jay Z e Spike Jonze por Weapon of Choice do Fatboy Slim com Christopher Walker dançando pelas paredes de um hotel.

Agora, os indicados a Melhor Clipe no Grammy 2020 são:

The Chemical Brothers: We’ve Got to Try
Direção: Ellie Fry

A dupla de música eletrônica, The Chemical Brothers já está no páreo dos videoclipes a um tempo. Tem entre seus clássicos Hey Boy Hey Girl, com uma dança de caveiras, Elektrobank, com Sofia Coppola numa disputa de ginastica Olímpica e a piração de Let Forever Be. O clipe indicado esse ano faz parte do disco No Geographyque também concorre nas categorias de Melhor Música de Dance com Got To Keep On e Melhor Álbum de Dance/Eletrônico.

A saga do cachorro de rua que acaba participando de experimentos científicos, me lembrou muito um episódio da série de animação Rick and Morty, que orbita no universo da ficção científica. É um clipe divertido e tão surpreendente quanto os outros vídeos da carreira dos músicos.

Gary Clark Jr.: This Land
Direção: Savanah Leaf

O cantor de blues e rock Gary Clark Jr. vem ganhando destaque desde 2012 quando lançou seu primeiro disco Blak and Blu. Inclusive, já se apresentou aqui no Brasil abrindo os shows para Eric Clapton e no Lollapalooza em 2013. A canção This Land faz parte do disco de mesmo nome lançado esse ano e faz diversas críticas ao racismo norte americano. Além de Melhor Clipe, Gary também concorre como Melhor Performance de Rock, Melhor Canção de Rock com This Land e Melhor Álbum de Blues Contemporâneo.

O videoclipe traz referencias a diversos ícones racistas americanos com imagens filmadas no entorno de sua casa no Texas. Um exemplo, a bandeira que aparece no clipe é símbolo dos Estados da Confederação, o lado escravagista da Guerra Civil Americana.

A diretora Savanah Leaf, também dirigiu uma versão atualizada de um clipe para o clássico de Marvin Gaye, What’s Going On. O vídeo traz questionamentos parecidos com o que são feitos no de Gary.

FKA twigs: Cellophane
Direção: Andrew Thomas Huang

A música Cellophane faz parte do álbum Magdalene, que é sucessor do seu disco de estréia LP1, que entrou em diversas listas dos melhores de 2014.

Sério, esse clipe é poesia pura e de uma forma que eu nunca imaginei ver. Pole dance, seres místicos e viagens intergaláticas. Bonito demais. O diretor Andrew Thomas Huang já tem uma experiência em clipes psicodélicos como esse. Ele também já dirigiu videoclipes para Björk e Atoms for Peace, banda de Thom Yorke, mais conhecido como vocalista do Radiohead.

Lil Nas X & Billy Ray Cyrus : Old Town Road (Official Movie)
Direção: Calmatic

O rapper Lil Nas X ficou conhecido pela música Old Town Road que mistura rap e country e foi trilha de diversas montagens na internet. Além de melhor clipe, o cantor também concorre a Artista Revelação, Gravação do Ano pela mesma música e Álbum do Ano com 7.

Esse clipe me lembrou a ousadia que Tarantino fez em Django Livre (2013): colocou rap para tocar no meio de um filme de velho oeste e ficou maravilhoso. Aliás, o rap e seus adjacentes vem dominando as premiações e listas de melhores a algum tempo. O rock tem ficado meio que às margens tanto artisticamente quanto na hora das críticas sociais.

Tove Lo: Glad He’s Gone
Direção: Vania Heymann & Gal Muggia

A cantora Tove Lo que ficou conhecida pelo hit Habits, esteve recentemente no Brasil no Popload Festival e cantou no mesmo palco que The Raconteurs e a lenda Patti Smith.

Achei maravilhosa a ideia desse clipe. Passou a impressão direitinho quando você está com um amigo e ele sai para atender uma ligação e fica lá para sempre. A canção faz parte do álbum Sunshine Kitty, lançado nesse ano.

A dupla de diretores de Glad He’s Gone, Vania Heymann e Gal Muggia, já trabalhou dirigindo videoclipes para outros artistas como Coldplay e Bob Dylan.

Bom, todos os vídeos e artistas são muito diferentes, mas todos muito bem produzidos. Fiquei em bastante dúvida sobre qual deles eu gostava mais. Senti falta da presença de Billie Ellish, que está concorrendo num monte, também nessa categoria. O clipe de all the good girls go to hell, por exemplo, é intenso, simples e bonito, mas listas e premiações sempre tem divergências (e eu sou fã dela então, sou meio suspeito pra falar).

E você, já consegue dizer qual é o melhor Clipe do Grammy 2020?

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.