Por Joyce Pais
Conhecido por seu estilo direto e realista, Claúdio Assis sempre gera polêmicas com seu trabalho, seja ele um longa ou curta-metragem. Diretor de filmes como Amarelo Manga, Baixio das Bestas e Febre do Rato, ao mesmo tempo em que coleciona prêmios e boas críticas, enfrenta a resistência do público, que parece não tragar sua abordagem crua.
O curta Texas Hotel (1999) é ambientado num hotel decadente e reúne uma série de personagens aparentemente sem conexão alguma, além do fato de dividirem aquele local insalubre. A história é simples: o dono da espelunca morre e as pessoas ali hospedadas reagem a isso. Com sua câmera, Assis transita pelo hotel observando de forma onipresente aquelas pessoas nos quartos e corredores, vivendo suas vidas de forma instintiva e animalesca.
É impossível ser indiferente ao trabalho do cineasta. Considerado um ‘piloto’ para seu primeiro longa, Amarelo Manga, Texas Hotel é uma introdução ao submundo daqueles que vivem à margem da sociedade e que interessam tanto como objeto de estudo para o cineasta.
Veja trecho do curta: