Por Felipe Rocha (participação especial)

Recentemente, O Jogo da Imitação nos trouxe a história de Alan Turing, que pode ser considerado o “pai da informática” como a conhecemos hoje. Em sua estreia na direção o diretor Alex Garland (roteirista de Extermínio, filme dirigido por Danny Boyle em 2002) traz ao público Ex_Machina, uma ficção científica que retoma muitos aspectos que eram fundamentais para Turing.

Na trama, Caleb (Domhnall Gleeson) é um funcionário de uma empresa de tecnologia que é sorteado para passar uma semana na casa do visionário e excêntrico CEO, Nathan (interpretado por Oscar Isaac). Vivendo em uma verdadeira fortaleza tecnológica, com uma arquitetura moderna e sofisticada, isolada no meio da floresta, Nathan convida Caleb a conhecer seu mais novo projeto: a primeira verdadeira inteligência artificial criada pelo homem, hospedada em um corpo robótico humanoide feminino chamada Ava (Alicia Vikander). Sua tarefa é aplicar uma série de testes em Ava, nos moldes dos testes criados por Turing, a fim de verificar se Ava é de fato a primeira I. A. autônoma e autêntica.

Garland é competente na tarefa de trazer ares frescos ao gênero, parece caminhar com segurança sobre o conjunto de referências estabelecidas e reapresenta-las de forma convincente. Ava se junta a Pris Stratton (de Blade Runner) e à Maria/Maschinenmensch (o androide de Metropolis) no panteão de “mulheres-robô” do cinema. Os diálogos de Caleb com Ava, além da relação direta com Turing, remetem também ao teste Voight-Kampff com que Rick Deckard tenta distinguir humanos de replicantes em Blade Runner. A questão do corpo e da sexualidade é bem explorada e permite a Vikander crescer no filme conforme se dá a evolução de sua personagem.

O elenco está impecável, Isaac e Vikander estão excelentes e Glesson é competente em compor em tela os dilemas em que Caleb acaba por cair. Vale uma menção especial à vencedora do Oscar, Sara Bennet, supervisora de efeitos visuais e única mulher indicada na categoria (entre vinte profissionais), que faz um trabalho sofisticado e sensível na composição dos corpos sintéticos.

Levantando uma série de questões, o filme não só convence o espectador, firmando-se como uma novidade original e bem vinda no gênero. Ponto para Garland em sua estreia.

Ex_MachinaEx_Machina: Instinto Artificial (Ex_Machina)

Ano:
2015

Direção: Alex Garland

Roteiro:  Alex Garland

Elenco Principal:
Alicia Vinkander, Oscar Isaac, Domhnall Gleeson

Gênero: Ficção Científica

Nacionalidade: Reino Unido

Veja o trailer: