Por Aguinaldo Flor
Estrelado por Giovana Echeverria (Beth), Barbara França (Milena) e Jeyce Valente (Carina) #garotas é uma produção independente de Alex Medeiros que fala sobre um trio de amigas em seus vinte e poucos anos que compartilham baladas, conversam sobre suas experiências de forma natural e divertida. Com uma narrativa apresentada através de um rito de passagem, a obra se passa em dois momentos diferentes, em 24 horas, durante duas festas de Réveillon, atual e do ano anterior.
As três amigas universitárias aprontam todas sem a mínima preocupação com o dia seguinte e não permitem que outros digam o que elas devem fazer com suas próprias vidas. A cumplicidade entre elas está presente ao longo de todo o filme. Adotando o lema: “Não é um filme de mulherzinha”, as jovens adultas não apresentam uma sexualidade definida e suas baladas são regadas a muito álcool, drogas, meninos e meninas. Porém, chega o momento de amadurecer e todas chegam a conclusão que crescer não é fácil e a tomada de decisão será necessária.
Em um ritmo intenso a produção destaca-se pela forma inovadora no cinema brasileiro ao protagonizar personagens femininas de forma libertadora, livre de estigmas ou rótulos impostos pela normatividade social.
Apesar da alta dosagem de humor, o filme evolui ao longo dos 105 minutos através de uma carga dramática pesada na história da Beth, no qual a Giovana Echeverria merece total destaque por sua capacidade de transitar por emoções e sentimentos conflitantes. É um filme reflexivo e que chegou na hora e momento certos, para corroborar com todo esse movimento feminista que está ocorrendo em nossa sociedade.
A fotografia de Alexandre Berra é impecável, rodado em 4k e formatado em DCP (Digital Cinema Package), as bruscas alterações de ambiente entre claro e escuro não prejudicam a qualidade da fotográfica da obra, além de um excelente desenho de som e perfeita aplicação de foley feitos por André Sittoni, o que não é muito comum nas obras brasileiras.
Não há uma polarização no filme, #garotas não precisa de uma classificação de gênero. Estamos falando de um filme atual, que fala sobre o presente de forma realista e natural. Desta forma, o filme oferece entretenimento para todos os públicos, os que gostam de humor escrachado e para quem gosta de obras reflexivas.
Ano: 2015
Direção: Alex Medeiros
Roteiro: Alex Medeiros
Elenco principal: Giovana Echeverria, Barbara França, Jeyce Valente.
Gênero: Comédia, Drama.
Nacionalidade: Brasil
Veja o trailer:
Galeria de Fotos: