Na manhã deste sábado, dia 6, ocorreu a coletiva de imprensa da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema na Augusta.

Na coletiva, foi exibida a vinheta dessa edição que faz alusão a arte do pôster feita pela artista multimídia Laurie Anderson, também responsável por uma instalação em realidade virtual no anexo do Cinesesc, chamada Chalkroom.

Logo após a coletiva, foi exibido o vencedor da Palma de Ouro deste ano, Assunto de Família, do cineasta japonês Hirokazu Koreeda, presente na programação desta mostra.

Também foi revelada a lista completa de filmes que serão exibidos na Mostra. O filme de abertura será A Favorita, mais novo filme de Yorgos Lanthimos e vencedor do Grande Prêmio Especial do Júri e da Copa Volpi de Melhor Atriz para Olivia Colman no Festival de Veneza. Sua exibição será no dia 17, numa sessão para convidados no Auditório Ibirapuera.

Outros filmes premiados em festivais estão presentes na mostra desse ano, como o cingapuriano Uma Terra Imaginada (vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno) e o romeno Não Me Toque (vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim).

Além desses, obras que repercutiram em festivais serão exibidas como 3 Faces, do cineasta iraniano Jafar Panahi (que também receberá o Prêmio Leon Cakoff neste ano); Infiltrado na Klan, premiado filme do aclamado diretor Spike Lee; além do polêmico novo filme de Lars von Trier, A Casa que Jack Construiu, haverá uma retrospectiva de outros filmes do cineasta dinamarquês, como Elementos de um Crime, Europa e Ondas do Destino; o mais recente filme do veterano Jean-Luc Godard, Imagem e Palavra; e finalmente o aguardado The Man Who Killed Don Quixote, projeto de décadas de Terry Gilliam.

Entre os filmes selecionados este ano, há 18 obras que representam seus países no Oscar 2019, de países dos mais diversos continentes como Polônia, Egito, Eslováquia, Argentina, Tailândia, Áustria, Luxemburgo. Destacam-se o libanês Capernaum, filme vencedor de prêmio em Cannes e o representante do Brasil, O Grande Circo Místico, do veterano Carlos Diegues.

Não apenas filmes inéditos, mas a Mostra Internacional de SP contará com diversas versões restauradas de grandes filmes, como Central do Brasil, de Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro, que contará com a presença do diretor e elenco principal. Outro que ganhará uma versão restaurada e que concederá o Prêmio Humanidade para Drauzio Varella é Pixote – A Lei do Mais Fraco, dirigido por Hector Babenco.

Ainda sobre filmes nacionais, serão exibidos também filmes inéditos como Rasga Coração, de Jorge Furtado, Sequestro Relâmpago, de Tata Amaral, e Tinta Bruta, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher.

Valorizando a atuação de mulheres diretoras no cinema, a mostra conta com cerca de 90 títulos dirigidos por mulheres na programação que incluem Adina Pintilie (Não Me Toque), Maria Alché (Família Submersa) Nadine Labaki (Capernaum), entre outras.

Como tradição, o filme que contará com exibição ao ar livre no Ibirapuera com orquestra ao vivo será A Caixa de Pandora, clássico de 1928 dirigido por Georg Wilhem Pabst. A projeção acontecerá no dia 27 de outubro, acompanhada pela Orquestra Jazz Sinfônica.

No encerramento deste ano, a mostra traz Roma, aguardado filme do premiado diretor mexicano Alfonso Cuáron, que foi o grande vencedor do Festival de Veneza deste ano. A cerimônia ocorrerá no dia 31 de outubro, no Auditório Ibirapuera.

A 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começará a partir do dia 18 de outubro, quinta-feira. Acompanhe a cobertura intensa que faremos aqui no portal em em nossas redes, adicionando nesta adição postagens diarias em nosso stories. Por isso, não deixe de seguir nosso Instagram (@cinemascopebr) e fique de olho!