A vigésima edição do Festival do Rio quase não aconteceu por falta de apoio dos patrocinadores (e da Prefeitura), mas a sétima arte segue resistindo na Cidade Maravilhosa. Começa nesta quinta-feira (1/11) e vai até o dia 11/11 o Festival do Rio 2018, que terá a exibição de mais de 200 filmes de 60 países em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro.

Obras de grandes diretores como Spike Lee, Lars von Trier e Barry Jenkins estão confirmadas na diversificada programação, que contará ainda com a exibição de 81 títulos nacionais, dentre eles versões restauradas de clássicos como “Central do Brasil”, de Walter Salles; “Pixote: a lei do mais fraco”, de Hector Babenco; e “Rio 40 Graus” e “Rio Zona Norte”, de Nelson Pereira dos Santos. “As Viúvas”, de Steve McQueen, abre o festival na sessão de gala do Cine Odeon, no centro do Rio, enquanto “O Grande Circo Místico”, dirigido por Cacá Diegues e representante do Brasil na briga pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019, encerra o evento. Confira abaixo outros sete destaques do festival escolhidos pelo Cinemascope. A programação completa pode ser encontrada em www.festivaldorio.com.br/

1 – Em Chamas, de Lee Chang-Dong

Vencedor do prêmio da crítica do Festival de Cannes 2018 com a nota mais alta da história e representante da Coréia do Sul na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019, “Em Chamas” conta a história de Jong-su, um simples entregador que acaba se envolvendo em um misterioso triângulo amoroso quando sua amiga Hae-mi retorna de uma viagem à África acompanhada do enigmático Ben. O elogiado longa-metragem tem Steve Yeun, o Glenn de The Walking Dead, entre os atores do elenco. Veja ao trailer abaixo:

2 – Se a Rua Beale Falasse, de Barry Jenkins

Cotado para o Oscar 2019, “Se a Rua Beale Falasse” é o novo filme de Barry Jenkins, diretor do maravilhoso Moonlight – Sob a Luz do LuarVoltando ao tema do racismo, o longa-metragem se passa na década de 70, em Nova York, e conta a história de amor entre um casal de jovens negros Tish (Kiki Layne, estreante) e Alonzo (Stephan James), que descobrem que terão um filho. E quando Alonzo é preso injustamente, Tish precisa provar a inocência do pai de seu filho e ainda lidar com a gravidez e as dificuldades de uma sociedade racista. O  trailer abaixo já adianta todo o capricho técnico marcante de Jenkins, um dos grandes nomes do cinema no final dessa década.

3 – Vida Selvagem, de Paul Dano

Filme de estreia como diretor do ótimo ator Paul Dano, “Vida Selvagem” se passa nos anos 60 e acompanha a atribulada trajetória do jovem Joe e seus pais Jeanette (Carey Mulligan) e Jerry (Jake Gyllenhall), que têm suas vidas afetadas após um incêndio florestal obrigar Jerry a deixar sua família. O longa-metragem foi elogiado nos festivais de Cannes e Sundance deste ano e a sempre excepcional dupla de protagonistas tem chances de conquistar indicações às premiações que se aproximam.

4 –  Assunto de Família, de Hirokazu Koreeda

Grande vencedor da Palma de Ouro de 2018 (principal prêmio do Festival de Cannes), “Assunto de Família” promete emocionar com a trama de uma paupérrima família japonesa liderada pelo pai Osamu, que ensina seu filho pequeno a cometer furtos em lojas para ter o que comer. A vida da família seguia sua normal rotina até eles adotarem uma menina órfã que também passa necessidades, trazendo ainda mais complicações para seus difíceis dias. Unanimemente aclamado lá fora, “Assunto de Família” é imperdível.

5 – Deslembro, de Flávia Castro

Um dos representantes brasileiros no Festival de Veneza 2018, “Deslembro” é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora e roteirista Flávia Castro. Na trama, Joana (Jeanne Boudier) é uma jovem que se exilou em Paris junto com sua família durante a ditadura militar no Brasil. Quando a Lei da Anistia é decretada, ela é obrigada a retornar ao país em que nasceu, onde nada conhece. A trama do filme tem reflexos da vida pessoal de Castro, que também precisou sair do país durante o regime.

Deslembro

6 – Infiltrado na Klan, de Spike Lee

Outro longa-metragem que também fez sucesso em Cannes e chega ao Festival do Rio é Infiltrado na Klan, do diretor vencedor do Oscar Spike Lee (“Faça a Coisa Certa”). A excêntrica trama, baseada em fatos reais, mostra como o primeiro detetive afro-americano a servir no Departamento de Polícia de Colorado Springs tentou se infiltrar e expor a organização rascista Ku Klux Klan nos anos 70. Adam Driver, Laura Harrier e John David Washington compõe o elenco deste promissor drama.

7 – Guerra Fria, de Pawel Pawlikowski

Indicado pela Polônia como representante do país na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019, “Guerra Fria” é o novo filme de Pawel Pawlikowski, diretor do aclamado “Ida”, que faturou a estatueta em 2015. Na trama, durante o período da Guerra Fria, entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia nos anos 50, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes vivem um amor impossível.