Amanhã começa o 47o Festival de Cinema de Gramado. Considerado uma das maiores vitrines do cinema brasileiro, o evento acontece este ano entre os dias 16 e 24 de agosto. Ao todo, 19 longas-metragens latinos e nacionais fazem parte da competição, assim como 34 curtas gaúchos e nacionais. O festival também conta com mostras paralelas, exibições especiais, debates e discussões sobre o mercado audiovisual.

Abaixo você confere as sete produções que concorrem ao Kikito na categoria Longas Brasileiros

30 Anos Blues – Andradina Azevedo e Dida Andrade

A dupla de diretores, responsável por A Bruta Flor do Querer, apresenta sua nova empreitada. A história mostra dois casais na casa dos 30 anos que passam por grandes mudanças em suas vidas depois de se reencontrarem em uma reunião da antiga turma da faculdade. Ainda que sejam adultos, cada um deles apresenta dificuldades em lidar com a maturidade.

Festival de Gramado

 

Hebe – A Estrela do Brasil – Maurício Farias

Com Andrea Beltrão como Hebe, o filme mostra a trajetória daquela que foi considerada a primeira dama da TV Brasileira. Hebe venceu a pobreza, enfrentou a pressão social, desafiou os maridos ciumentos e a ditadura militar. Como resultado, se tornou uma das celebridades mais queridas do país. O elenco conta ainda com Karine Teles  (Lolita Rodrigues), Cláudia Missura (Nair Belo), Gabriel Braga Nunes (Décio) e Marco Ricca (Lélio).

 

O Homem Cordial – Iberê Carvalho

Na noite de retorno aos palcos de uma famosa banda de rock dos anos 1980, viraliza na internet um vídeo que envolve Aurélio Sá (Paulo Miklos), vocalista e líder da banda na morte de um policial militar. Vale lembrar que O Homem Cordial também é um conceito desenvolvido por Sérgio Buarque de Holanda, segundo o qual, o brasileiro sente, ao mesmo tempo, o desejo de estabelecer uma intimidade com os outros e um horror por qualquer formalismo social. Será que veremos mais conexões como essa além do título?

 

Pacarrete – Allan Deberton

Primeiro longa-metragem do diretor cearense, o filme é inspirado na história real de Pacarrete (Marcélia Cartaxo), uma bailarina incomum que vive na cidade de Russas, no interior do Ceará. Apaixonada por ballet, ela decide fazer uma apresentação no aniversário de 200 anos do município, porém ela não esperava enfrentar tantas dificuldades.

 

Raia 4 – Emiliano Cunha

Essa é o primeiro longa do diretor Emiliano Cunha. A trama coming of age é centrada em Amanda (Brídia Moni), uma atleta de natação pré-adolescente.  Sempre muito reservada, ela se sente à vontade debaixo d’água, onde segredos não podem ser ouvidos. Sem a atenção dos pais, Amanda vai viver uma série de descobertas no universo das competições esportivas.

 

Veneza – Miguel Falabella

Gringa (Carmem Maura) é dona de um bordel no interior do Brasil. Cega e doente, seu último desejo é conhecer a cidade italiana de Veneza para pedir perdão ao seu único amor. Rita (Dira Paes), provável herdeira do lugar decide realizar o sonho de Gringa. Para isso, contará com a ajuda de suas colegas e de Tonho (Eduardo Moscovis), um fornecedor que recebe sexo como remuneração de seus serviços.

Veneza 

Vou Nadar Até Você – Klaus Mitteldorf

A jovem fotógrafa Ophelia (Bruna Marquezine) acredita ter encontrado seu pai. Ele mora em Ubatuba, ela em Santos. Determinada, Ophelia decide vencer a distância a nado para conhece-lo. Antes de partir, envia-lhe uma carta avisando que está a caminho. Essa história de buscas, descobertas e desencontros marca uma dupla estreia: a de Marquezine como protagonista nas telonas e a de Mitteldorf como diretor.

47 Festival de Cinema de Gramado

Mais informações sobre o 47o Festival de Cinema de Gramado aqui.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.