Da redação

Estreia nesta sexta-feira (6) a adaptação cinematográfica de Guillaume Nicloux para o romance A Religiosa, do escritor Denis Diderot, publicado originalmente no século XVIII. O filme conta com atuações intensas de atrizes novas e veteranas, como a protagonista Pauline Etienne, que em seu sexto filme já demonstra segurança de veterana, atuando ao lado da diva do cinema francês Isabelle Huppert.

A Religiosa foi indicado para a Competição Oficial do 63º Festival de Berlim, e conta a história de Suzanne Simonin (Pauline Etienne), que na França do século XVIII é obrigada pela família a viver em um convento. Mesmo sendo extremamente crente, Suzanne resiste a imposição da família, pois não sente que tenha vocação para a vida religiosa. Porém, após revelações familiares, ela aceita o seu “destino”, e enquanto prepara-se para se tornar freira, Suzanne passa por duras provações, que colocarão a prova tudo aquilo em que crê.

Essa não é primeira vez que Guillaume Nicloux trabalha com a adaptação de uma obra literária para o cinema, em 1998 e 2006 ele também adaptou, respectivamente, Le Poulpe e O Ritual da Pedra. A Religiosa é o décimo filme de Nicloux e é a segunda versão da obra de Diderot para o cinema, a primeira foi realizada em 1966 pelo diretor Jacques Rivette, com Anna Karina no papel principal.

Veja o trailer: