Da redação

Uma das atrizes mais respeitadas do cinema, Emmanuele Riva, 89, morreu nesta sexta-feira à tarde em consequência de um câncer, de acordo com informações do jornal francês “Le Monde”. Protagonista do clássico Hiroshima Meu Amor (1959), dirigido por Alain Resnais, e de Amor, dirigido pelo austríaco Michael Haneke, Riva era discreta quanto a doença e mantinha uma carreira bastante ativa.

Nascida em uma família humilde de operários do leste da França, seu interesse pelas artes dramáticas se manifestou quando ainda era adolescente e usava seu nome real, Paulette. Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, com 19 anos de idade, foi a Paris para estudar e investir em seu sonho.

Em 1962, ela venceu o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza por seu papel em Thérèse Desqueyroux, foi agraciada, ainda, entre 2012 e 2013, com o prêmio César de melhor atriz, um Bafta e uma indicação ao Oscar (sendo a atriz mais velha – na época com 85 anos – da história da premiação a ser indicada), pelo papel em Amor.

Em 2014, Emmanuelle Riva que, durante décadas, esteve presente no teatro, cinema e televisão, recebeu seu último prêmio, o Beaumarchais, entregue por um júri de críticos do jornal francês Le Figaro por sua atuação na peça “Savannah Bay” de Marguerite Duras. Está previsto para estrear em março seu último filme, Paris Pieds Nus, de Fiona Gordon e Dominique Abel.