Da redação

Nina, a biografia da cantora Nina Simone estrela por Zoe Saldana, teve sua première no Festival de Cannes esta semana e desenterrou uma série de polêmicas e questionamentos. Os ataques não se referem ao talento de Saldana, mas as seus atributos físicos, já que sua cor de pele é bem mais clara que a de Simone e suas características faciais muito distintas.

Levando-se em consideração que tais características causaram muita discriminação na vida da cantora, muitos consideram a escalação de Saldana uma ofensa. Tiffani Jones, fundadora do blog Coffee Rhetoric, acredita que tais escolhas refletem exclusivamente uma preocupação mercadológica por parte dos estúdios, e em 2012 chegou a postar uma petição online no site Change.org, pedindo a Cynthia Mort, roteirista e diretora do filme, e a Jimmy Iovine, produtor executivo, que “substituíssem Zoe Saldana por uma atriz que realmente se parecesse com a Nina Simone”.

Cinemascope -Zoe Saldana Nina Simone

Sobre a revolta que sua escolha casou na rede, principalmente nos sites relacionados a cultura afrodescendente, Zoe Saldana rebateu:

Acho que o que me impedia se der ferida pelos comentários negativos foi que estou fazendo isso pelos meus irmãos e irmãs, e não me importo com quem me diz que eu não sou isso, não sou aquilo. Sei quem eu sou e sei o que Nina Simone significa para mim”

Que Nina Simone teve um papel importantíssimo na música e na história da luta racial é inegável, agora resta saber se o filme fará jus à sua trajetória.