No dia 3 de junho, quarta-feira, o presidente do Festival de Cannes, Pierre Lescure, e o diretor, Thierry Frémaux, anunciaram em uma live os filmes que seriam selecionados para Cannes neste ano. Por conta da pandemia mundial de covid-19, o festival não pôde ocorrer, mas foi decidido revelar os selecionados para que os filmes possam em seus futuros lançamentos usarem o selo de indicação.

Dividindo a seleção de filmes nas categorias de The Faithful (filmes de cineastas que já foram indicados pelo festival); The Newcomers (os que estão sendo selecionados por Cannes pela primeira vez); The First Features (primeiros longas dirigidos pelos cineastas); Animação; Documentário; e Comédia.

Entre os destaques, estão presentes o novo filme de Wes Anderson, The French Dispatch, a nova animação da Pixar, Soul, novos filmes de cineastas já carimbados no festival francês, como Hong sang-soo (Heaven), Naomi Kawase (True Mothers), e dois episódios de uma série de TV chamada Small Axe, dirigido por Steve McQueen (12 Anos de Escravidão).

Na categoria The First Features, a grande surpresa foi a escolha do longa brasileiro Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda Maria. Já tendo sido selecionado pelo festival por curtas como A Moça que Dançou com o Diabo e Command Action, o filme protagonizado pelo veterano Antônio Pitanga é o primeiro longa-metragem dirigido por João.

No momento do anúncio do filme, Thierry Frémaux disse que “o Brasil vai mal e o cinema brasileiro está mal. A Cinemateca está em grandes dificuldades”. O diretor do festival afirmou saber disso por meio do cineasta Walter Salles (Central do Brasil). “Ele me disse: fale da gente, diga que é preciso nos ajudar”, dividiu Frémaux.

Thierry Frémaux e Walter Salles estão se referindo à Cinemateca Brasileira, que fica em São Paulo, está passando nesses últimos tempos. Por conta da negligência de recursos financeiros para se manter, os trabalhadores estão com dois meses de salários e com notas de prestação de serviços atrasadas, e três meses sem os benefícios essenciais como vales refeição e alimentação, além da empresa que realiza a refrigeração do espaço ter deixado de prestar o serviço.

A importância desse espaço para a memória audiovisual brasileira é inestimável, responsável pelo maior acervo audiovisual da América Latina, preservando um vasto material como rolos de filmes, acervos de bibliotecas e milhares de documentos.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.