Marcado para acontecer primeiramente no dia 12 de maio, a 73ª edição do Festival de Cannes de Cinema teve data modificada novamente. Sendo considerada as datas para final de junho e início de julho, o festival desistiu da possibilidade depois da fala do presidente da França, Emmanuel Macron, na segunda-feira (dia 13). Macron disse que festivais não poderiam ocorrer até o meio de julho por conta do surto de covid-19 que assola não apenas a França, mas mundialmente.

A Semana da Crítica e a Quinzena dos Realizadores, que ocorreria paralelamente ao Festival de Cannes, também foi cancelada, segundo reportagem da Hollywood Reporter.

Pensando em soluções para que aconteça ainda este ano, o diretor do festival, Thierry Frémaux, falou a Variety semana passada que tornar o evento em algo “virtual” não funcionaria. Uma alternativa seria adiar a edição desse ano para outono. Porém, não parece ser uma resolução muito viável, já que no mesmo período ocorrem outros festivais de cinema como o de Veneza, Toronto e San Sebastian.

Desde sua primeira edição, o festival de Cannes só foi cancelado em 1968, durante a revolta nacional dos estudantes naquele período, endossada pelos cineastas François Truffaut e Jean-Luc Godard.

O impacto de um possível cancelamento do festival francês é enorme, dada a importância que ele tem economicamente para a indústria audiovisual mundial, seja para agentes, estúdios e distribuidoras, juntando anualmente milhares de pessoas.

Além disso, o festival dispõe de um papel essencial para a divulgação de filmes estrangeiros, dando visibilidade para produções que talvez não teriam chance de serem notadas se não tivessem sido selecionadas para Cannes. Um exemplo máximo é o filme Parasita, que teve sua primeira exibição no festival, ganhou a Palma de Ouro, e posteriormente construiu uma trajetória de prêmios, até vencer o Oscar de Melhor Filme e se tornar a primeira produção coreana a ganhar a categoria.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.