Por Daniel Couto

Dentre os diversos papéis que um profissional de cinema pode desempenhar no mercado audiovisual, a montagem com certeza é uma das mais atrativas.

Seja pela facilidade do acesso a softwares de edição ou pela oferta de material audiovisual, ingressar no mercado como montador (a)/editor (a) de vídeos pode ser uma boa pedida para os amantes da sétima arte.

Para isso, o Cinemascope e a Impulso Filmes prepararam um guia simples com algumas dicas para que você possa ter sucesso na carreira de montador (a)/editor (a) de vídeos. Confira abaixo!

Dica 01: Invista em projetos pessoais

Como em qualquer outra atividade, sabemos que a falta de experiência é um ponto relevante que nos impede de conseguir oportunidades. Mas como adquirir experiência se você está iniciando?

Projetos pessoais! Como falamos no início, o mundo hoje nos oferta uma quantidade enorme de material audiovisual e o montador (a)/editor (a) de vídeos pode enxergar neles um terreno fértil para praticar as técnicas de edição e dar vida à criatividade.

Experimente editar pequenos clipes a partir de imagens baixadas da internet, produzir um ensaio ou crítica daquele filme que você gosta ou até mesmo se arriscar subvertendo a montagem de alguma cena famosa do cinema. Além do aprendizado, o resultado pode surpreender muita gente.

(Colateral – Supercut montado por Felippe Gofferman)

Dica 02: Ver e ser visto(a)

Projetos pessoais feitos, é hora de dar visibilidade às suas edições. O YouTube está cheio de ótimos conteúdos relacionados à cinema, mas quando se trata do mercado audiovisual com certeza um perfil no Vimeo é a melhor escolha.

Além de deixar suas produções mais próximas de outros profissionais do Brasil e do mundo, a plataforma permite interagir e postar vídeos em diferentes comunidades, ampliando a visibilidade de seus trabalhos e também seu networking.

Ah! Tudo isso sem propagandas e vídeos de gatinho. Pode verificar: diversos diretores e outros profissionais do nosso cinema possuem uma conta na plataforma.

Dica 03: Saia de Casa (depois da quarentena)

Quando falamos em ver e ser visto isso deve se estender também para fora do ambiente virtual. Participe de eventos, mostras, cineclubes e outras atividades ligadas ao universo do cinema.

Além de ampliar seus conhecimentos e ver o que vem sendo produzido na sua área, a participação nestes eventos é uma excelente oportunidade de ampliar sua rede contatos e fazer novas amizades.

Muitas das equipes que fizeram excelentes trabalhos em nossa cinematografia se conheceram assim. Pode acreditar;)

Dica 04: Aprimore-se

E por falar em aprendizado não podemos nos esquecer da atualização profissional. Todos os dias surgem diversas ferramentas, métodos e linguagens.

Como editor(a) de vídeos, é importante estar sempre antenado(a) em novas técnicas assistindo tutoriais, participando de fóruns e buscando leituras especializadas. Podcasts, como o Sala de edição, também são ótimos!

Mas nada melhor do que se aprimorar fazendo um curso online. É uma forma de conhecer o olhar de outro montador(a)/editor(a) de vídeos, além de aprender novas linguagens e formas de trabalho.

A plataforma do Cinemascope, por exemplo, permite aprender tudo no seu tempo, com preços acessíveis e suporte personalizado. Lembre-se: o bom montador(a)/editor (a) de vídeos conhece um pouquinho de cada área – Direção, Fotografia, Roteiro, História do Cinema. Quanto mais por dentro você estiver de todas as áreas que compõem o fazer cinematográfico, melhor será sua percepção do que o filme que você está trabalhando pede e melhor serão os seus trabalhos.

Dica 05: Conheça sua classe

Pode parecer estranho este tópico em uma lista de dicas para ingressar na carreira de montador(a)/editor(a) de vídeos, mas muitos profissionais se voltam tanto para a parte criativa de seus trabalhos que se esquecem de pesquisar quais são seus direitos e quais entidades representam sua classe de trabalho.

Atualmente a ABC (Associação Brasileira de Cinematografia) e a EDT (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual) são algumas das entidades que estimulam a organização, a valorização e a defesa do ofício de montador(a)/editor(a) de vídeos no Brasil.

Apesar de não possuírem o status de sindicato, estas associações podem lhe auxiliar com diversas questões legais como contratos de trabalho, ajuda na precificação além de promoverem debates e eventos focando no aprimoramento de seus associados.

Para saber mais sobre o ofício do montador(a)/editor(a) de vídeos, matricule-se no curso de INTRODUÇÃO À MONTAGEM. A primeira turma será aberta ainda no mês de abril. Para fazer parte da nossa lista VIP e receber INFORMAÇÕES ANTECIPADAS sobre o curso, preencha o o formulário abaixo: 

 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.