Da redação

De 16 de novembro a 6 de dezembro, CINUSP propõe uma nova tendência do cinema asiático. São 15 longas-metragens de países do leste asiático como Taiwan, Japão, Tailândia, Cingapura e Filipinas. Os filmes estão unidos por uma estética realista, retratando situações do cotidiano, com longos planos-sequência, filmando em locações reais e utilizando atores não profissionais. Ao mesmo tempo, as produções presentes nessa seleção buscam transcender essa estética ao apresentar fantasmas e figuras fantásticas entre seus personagens, trazendo elementos das tradições religiosas asiáticas.

A mostra traz obras de diretores renomados no circuito de festivais, como o tailandês Apichatpong Weerasethakul, o malaio-taiwanês Tsai Ming-Liang e a japonesa Naomi Kawase, com outros ainda em começo de carreira, como Daniel Hui e John Torres. A seleção traz ainda três filmes clássicos da região, mostrando algumas das origens dessa nova tendência: Dragon Gate Inn, de King Hu, em cópia restaurada em 4K; Tongpan, com cópia inédita recém produzida pela Cinemateca da Tailândia e Contos da Lua Vaga, do mestre japonês Kenji Mizoguchi. Outros destaques são Adeus, Dragon Inn, que cita diretamente o clássico de King Hu; e a exibição em 35mm de Tio Boonmee que Pode Recordar Suas Vidas Passadas, ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2010.

Esta característica da produção da região nas últimas duas décadas, explorada na mostra, também é tema do livro Realismo Fantasmagórico, sétimo volume da Coleção CINUSP, organizado pela co-curadora do evento, profa. Cecília Mello, da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), que reúne textos de importantes teóricos do cinema sobre os filmes e o tema. O livro estará disponível no site do CINUSP no início da mostra e sua versão impressa será distribuída gratuitamente a partir de dezembro.

Um debate sobre a mostra com a professora Cecília acontecerá no dia 24 de novembro. Thomas Elsaesser, da Universidade de Amsterdam, autor de um dos textos do livro, também virá ao CINUSP, no dia 27 de novembro, para ministrar uma palestra sobre “Arqueologia das Mídias”.

Em parceria com o Paço das Artes, ocorrerá também a montagem da instalação Phantoms of Nabua, de Apichatpong Weerasethakul. Nela, um vídeo mostra adolescentes jogando futebol à noite, iluminados por um poste de luz e uma tela com projeções de relâmpagos e fogos de artifício, fazendo suas peles parecerem pálidas, fantasmagóricas.

As sessões de filmes ocorrem na Cidade Universitária de 2a a 6a, às 16h e 19h, e no Centro Universitário Maria Antônia, às 20h na 6a e às 18h e 20h no sábado e domingo. As sessões do filme Dragon Gate Inn serão no Auditório A do Depto. de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP. A instalação fica em cartaz de 16 de novembro a 16 de dezembro no Paço das Artes.

A entrada é gratuita para todas as atividades e não é necessário retirar ingresso com antecedência.

Para mais informações:

cinusp@usp.br
Tel: (11) 3091-3540
www.usp.br/cinusp
fb.com/CINUSP