Um dos grandes nomes e influências do cinema brasileiro, o cineasta Humberto Mauro é tema de um ciclo especial em comemoração ao centenário de Paulo Emílio que começa nesta quinta-feira, 10, na Cinemateca Brasileira e que se estende até o próximo dia 20. A entrada é gratuita.
O trabalho do diretor foi revitalizado e estudado ponto a ponto por Paulo Emílio Sales Gomes, especialmente em Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte, é parte vital do trabalho do crítico e historiador, e será apresentado ao público como forma de homenagear aquele que se debruçou sobre tais obras com o intuito de atrair o público de volta para elas.
Durante os anos 1950, Paulo Emílio gestou a revitalização do cineasta, reconhecendo a aplicação de boa parte do que era visto no cinema mundial em obras brasileiras, especialmente na cinematografia de Mauro. Conhecer e ver o cinema de Mauro é compreender importantes raízes do cinema brasileiro, algo que Emílio buscou ao longo de suas extensas pesquisas sobre o mesmo. Sendo assim, baseando-se na importância que tal trabalho teve para o crítico, levar os longas ao público é uma maneira de homenagear a ambos.
Além da exibição de oito longas de Mauro, entre eles O Descobrimento do Brasil e Lábios Sem Beijo e raros curtas-metragens produzidos para o Instituto Nacional de Cinema Educativo, o INCE, o público contará com uma sessão especial de Braza Dormida, longa restaurado em 1928 pela Cinemateca, com acompanhamento musical ao vivo realizado pela Orquestra Paulistana de Viola Caipira.
No episódio mais recente da nossa série Cinema Brasilis, comentamos sobre a trajetória e importância de Humberto Mauro e o ciclo Cataguases, sua produção ativa por mais de 60 anos e a contribuição por ele dada ao Cinema Novo e a Embrafilme. Para mais informações sobre o ciclo e a celebração do centenário de Paulo Emílio, confira o site da Cinemateca Brasileira.
Confira a programação do ciclo:
Quinta – 10/11
17h – Programa de Curtas
Sexta – 11/11
18h Brasilianas
19h30 Sangue Mineiro
Sábado – 12/11
18h Lábios Sem Beijos
19h30 Ganga Bruta
21h30 Victória Régia + Descobrimento do Brasil
Domingo – 13/11
17h Argila
18h30 Thesouro Perdido
20h30 Canto da Saudade
Quinta – 17/11
19h Thesouro Perdido
21h Sangue Mineiro
Sexta – 18/11
19h Lábios Sem Beijos
20h O Canto da Saudade
Sábado – 19/11
19h30 Brasilianas
20h – Braza Dormida
Domingo – 20/11
16h30 Programa de Curtas
18h Dragãozinho Manso: Jonjoca + Brasa Adormecida
20h30 Mauro, Humberto + Memória de Helena
Serviço:
Ciclo Humberto Mauro – 100 Paulo Emílio
De 10 a 20 de novembro
Entrada Grauita
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso – 270, Vila Clementino
Sttela, paulista e jornalista. Comecei a gostar de cinema ainda criança, quando ia com o meu avô nas sessões à tarde. Fã de romances com velhinhos, filmes sobre gastronomia e Charles Chaplin.