Novo filme de Marco Dutra, com Antonio Fagundes, Marat Descartes e Sandy Leah, estreia 31 de janeiro

Quando Eu Era Vivo fala sobre complexas relações familiares e a impossibilidade de recuperar o passado, sob um inusitado viés de suspense. O filme é baseado no livro “A Arte de Produzir Efeito Sem Causa”, de Lourenço Mutarelli.

Após o fim do casamento e a perda do emprego, Júnior (Marat Descartes) retorna à casa do pai (Antonio Fagundes). Mas esta não é mais a casa de sua infância. Seu quarto agora é habitado pela jovem inquilina Bruna (Sandy Leah) e todo o ambiente lhe parece inóspito e opressor. No quartinho dos fundos, Júnior encontra objetos estranhos que pertenciam à sua mãe, incluindo uma misteriosa mensagem criptografada. Certo de que a compreensão da mensagem é a chave para entender melhor seu passado e seu presente, ele desenvolve uma obsessão pela história da família, ao mesmo tempo em que acontecimentos sombrios passam a fazer parte da rotina da casa. A vontade de saber o que de fato perturba Júnior conduz o longa a uma atmosfera de suspense. A cada cena, o gênero se apossa mais da narrativa.

O diretor Marco Dutra foi particularmente influenciado por filmes de gênero: “Faço parte de uma geração que cresceu vendo filmes alugados em VHS (e, mais tarde, em DVD). Para mim, sempre foi natural a divisão do cinema em gêneros: musical, comédia, suspense, horror, aventura… Sem hierarquia entre eles. Mas os filmes nacionais sempre ficavam separados de todos os outros. Sinto que os cineastas de agora não aceitam mais esse tipo de segregação. Há uma percepção de que somos capazes de fazer qualquer tipo de filme. Não há nenhuma história que não sejamos capazes de contar. Nossa função, portanto, é contá-las.”

O elenco de Quando Eu Era Vivo conta com nomes como Antonio Fagundes, Sandy Leah e Marat Descartes, este cada vez mais consolidado como um dos grandes atores do cinema nacional contemporâneo – ele trabalhou anteriormente com Marco Dutra e Juliana Rojas em Trabalhar Cansa (2011), e ganhou o Kikito de Melhor Ator no 40o Festival de Gramado, em 2012,  por sua atuação no longa Super Nada.

Veja o trailer: