Se você se interessa pelo cinema clássico francês ou pela sétima arte em geral, essa é a chance de se aprofundar no tema e ainda aprender mais sobre história, gênero e linguagem. Estão abertas as inscrições para o curso História, gênero e linguagem no cinema francês clássico. Abordando o período entre 1930 e 1959, o curso, que acontece entre julho e agosto e é ministrado pelo pesquisador Cícero Pedro Leão, é totalmente online e contará com oito aulas com duração de 2h30 cada. Aproveita que as inscrições terminam em junho!

O curso faz uma análise que vai desde os grandes nomes do cinema francês, como Renoir, Jean Vigo, Julien Duvivier a nomes muitas vezes apagados como Claude Autant-Lara, Jacqueline Audry, Jean Grémillon e outros. Serão dois módulos: o primeiro acontece em julho e focará no cinema francês nos anos 1930. Já o módulo 2, que acontece em agosto, foca no cinema francês nos anos 1940 e 1950. Cada módulo tem quatro aulas, totalizando as oito aulas.

Abordagem das aulas

No curso, serão estudadas abordagens clássicas que focam em questões de estilo, autoria e realismo. Serão usados como base autores como André Bazin, François Truffaut e Paulo Emílio Sales Gomes, além de textos de pesquisadores contemporâneos, mais próximos dos estudos culturais e de gênero. Autores como Dudley Andrew e Christopher Faulkner, por exemplo, ajudarão a entender como obras francesas importantes sofreram influências de um contexto histórico turbulento, que envolve a ascensão e queda de movimentos de esquerda, a ocupação nazista e o pós-guerra.

Já os estudos de Ginette Vincendeau, Geneviève Sellier e Noel Burch irão apresentar quais as normas sexuais que foram propostas pelo cinema francês clássico a partir da repetição de arquétipos patriarcais, como o “casal incestuoso”, em uma espécie de reação aos processos de emancipação feminina que estavam ocorrendo nos anos 1930. Também serão estudados cineastas que desafiaram tais tendências e transmitiram mensagens transgressivas sobre a sexualidade e a política de gênero na França, como a diretora Jacqueline Audry, estudada por Brigitte Rollet, o diretor Jacques Feyder, estudado por Barry Nevin, e outros.

Ainda na linha de buscar novas perspectivas, será debatido o aspecto criativo e simbólico do trabalho de alguns atores essenciais, como Jean Gabin, Arletty, Louis Jouvet, Simone Signoret e outros.

Sobre o professor

Cícero Pedro Leão é mestre em Comunicação Social pela UFMG, com pesquisa sobre o artificialismo teatral no cinema de Jean Renoir. Jornalista pela mesma universidade,  Cícero faz parte da equipe Cinemascope, onde contribui com críticas e análises, sendo algumas das mais recentes a trajetória de Gil do Vigor no BBB 21 e o movimento Camp e o BBB 21 como construção de narrativas.

Ministrou aulas na Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte e foi professor e coordenador do curso de cinema A imagem como potência, aprovado no edital BH NAS TELAS (PBH). Foi pesquisador bolsista (FAPEMIG) no projeto “Política da Imagem, subjetivação e cenas de dissenso: operações de visibilidade no fotojornalismo” (UFMG).

Informações:

Inscrições: cursocinemafrancesclassico@gmail.com e (031) 9 8314-7418

Valor: R$ 150 cada módulo. Com o pagamento adiantado dos dois módulos, cada um fica R$ 130.

Módulo 1: 4 aulas online e ao vivo (uma por semana) em julho, com duração de 2h30 cada aula. Carga horária do módulo: 10 horas.

Módulo 2: 4 aulas online e ao vivo (uma por semana) em agosto, com duração de 2h30 cada aula. Carga horária do módulo: 10 horas.

Carga horária total do curso (os dois módulos): 20 horas.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.