Por Felipe Teixeira

2017 já começou e com ele a expectativa por dezenas de filmes que vão passar pelas telonas brasileiras nos próximos 12 meses. De filmes cotados para o Oscar que já estrearam lá fora há algum tempo a blockbusters que irão arrecadar bilhões de dólares, o Cinemascope selecionou dez filmes que não podem deixar de ser vistos em 2017. Confira!

La La Land – Cantando Estações

Dois anos após encantar Hollywood e o mundo com o soberbo Whiplash – Em Busca da Perfeição, o diretor Damien Chazelle volta ainda mais forte para disputar as principais premiações de cinema com o musical La La Land – Cantando Estações. Estrelado pela dupla Ryan Gosling e Emma Stone, o longa-metragem apareceu em todas as listas de melhores filmes de 2016 (o filme estreou nos EUA em dezembro) e é um dos favoritos ao Oscar de Melhor Filme na premiação que ocorre em fevereiro.

Estreia no Brasil: 19 de janeiro

Dunkirk 

A nova produção de Christopher Nolan, responsável pelos excelentes A Origem, O Grande Truque e a trilogia Batman, é inspirada na Operação Dínamo durante a Segunda Guerra Mundial. Neste evento histórico, centenas de milhares de soldados aliados foram evacuados sob intenso bombardeio da cidade francesa de Dunquerque até a Inglaterra após a invasão da França pelos nazistas. O elenco do longa é formado por algumas figuras conhecidas do diretor, como Tom Hardy e Cillian Murphy, além dos astros Kenneth Bragah, Mark Rylance, James D’arcy e Harry Styles, da banda One Direction.

Estreia no Brasil: 27 de julho

Dona Flor e Seus Dois Maridos 

Um dos maiores sucessos do cinema nacional ganhará um remake em 2017. Lançado em 1976, Dona Flor e Seus Dois Maridos teve por décadas a maior bilheteria da história do cinema nacional e perdeu o posto apenas recentemente para Os Dez Mandamentos e Tropa de Elite 2. Baseada em um romance de Jorge Amado, a história do longa mostrará a vida de uma mulher que tem o coração dividido entre dois homens. Juliana Paes é a nova Dona Flor (Sônia Braga interpretou a personagem na primeira versão), e Leandro Hassum e Marcelo Faria completam o triângulo amoroso. Pedro Vasconcelos, diretor da peça homônima e de novelas da Globo, assume a direção.

Estreia no Brasil: a definir

dona

Blade Runner 2049

A aguardadíssima sequência de Blade Runner – O Caçador de Andróides finalmente vai sair do papel mais de 30 anos após a estreia do primeiro filme, em 1982. Comandada por um dos maiores diretores do século XXI, Dennis Villeneuve (A Chegada) e produzida por Ridley Scott (diretor do longa original), Blade Runner 2049 apresentará um novo blade runner K (Ryan Gosling) à procura do desaparecido Rick Deckard (Harrisson Ford) para solucionar a descoberta de um segredo que pode ajudar a salvar o que resta da humanidade de um mergulho no caos.

Estreia no Brasil: 5 de outubro

Star Wars – Episódio VIII

Implacável, a franquia Star Wars ganha seu terceiro longa-metragem em três anos no fim de 2017. Após quebrar recordes com o Episódio VII em 2015 e surpreender críticos com o seu fantástico spin-off Rogue One em 2016, a saga criada por George Lucas volta para apresentar as novas aventuras intergaláticas de Rey (Daisy Ridley), Finn (John Boyega) e Poe (Oscar Isaac), contando ainda com o retorno garantido de Luke Skywalker (Mark Hamill) e Leia (pela última vez vivida por Carrie Fisher, que faleceu no final de 2016). J.J. Abrams deixa a direção e quem assume o desafio agora é Rian Johnson (Looper: Assassinos do Futuro).

Estreia no Brasil: 15 de dezembro

starwars

Manchester À Beira-Mar 

Aclamado pela imprensa internacional e favoritíssimo ao Oscar, o longa-metragem do diretor Kenneth Lonergan é o clássico filme independente que ganha força graças a brilhantes atuações. Casey Aflleck , Michelle Williams, Kyle Chandler e Lucas Hedges compõe o premiado elenco desta produção que acompanha a história de Lee Chandler (Aflleck), um confuso homem que precisa deixar sua cidade para cuidar de um sobrinho após o falecimento do pai do menino.

Estreia no Brasil: 19 de janeiro

A Bela e a Fera

Estamos todos convidados para uma das adaptações mais aguardadas da história do cinema. Inspirado no clássico da Disney de 1991 que tornou-se a primeira animação a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme, o remake de A Bela e a Fera é certeza de sucesso de bilheteria. Só o trailer do filme, lançado em novembro de 2016, já bateu o recorde de visualizações de um trailer em menos de 24 horas: 127 milhões de reproduções em apenas um dia, superando os recordes de Cinquenta Tons Mais Escuros e Star Wars – O Despertar da Força. Emma Watson, Ian McKellen, Ewan McGregor e Luke Evans compõe o elenco estelar, e Bill Condon (Dreamgirls) é o diretor.

Estreia no Brasil: 16 de março

Moonlight 

Outra produção do chamado cinema indie americano que vem arrasando quarteirões nas premiações cinematográficas desde o ano passado é Moonlight. A dramática trama do longa-metragem, ao estilo Boyhood, acompanha a trajetória de Black em sua infância, adolescência e vida adulta: um negro em busca de sua identidade em uma Miami marcada pelo crime e pela homofobia. Mahershala Ali, conhecido por participar da série House Of Cards e de Jogos Vorazes, é o grande favorito ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pela sua atuação neste projeto. Direção de Barry Jenkins.

Estreia no Brasil: 23 de fevereiro

Silêncio

Se há um diretor que é capaz de chamar a atenção de público e crítica há pelo menos quatro gerações, seu nome atende por Martin Scorcese. Quatro anos após o irreverente O Lobo de Wall Street, o diretor de 72 anos entrega em Silêncio um de seus projetos mais ambiciosos, que levou cerca de 20 anos para sair do papel. A trama, baseada no romance de Shusaku Endo, conta a história dos padres portugueses Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Guarupe (Adam Driver), que viajaram até o Japão, onde o catolicismo havia sido banido, à procura de seu mentor, o padre Ferreira (Liam Neeson), no século XVII.

Estreia no Brasil: 2 de fevereiro

Trainspotting 2

“Escolha a vida. Escolha o Facebook, Twitter, Instagram e torça pra alguém se importe.” A sequência de Trainspotting: Sem Limites demorou 20 anos para ser produzida, mas finalmente chegará aos cinemas no segundo mês de 2017. Dirigida novamente por Danny Boyle, que desde o longa original ganhou o Oscar por “Quem Quer Ser Um Milionário” e dirigiu grandes filmes como 127 Horas e Steve Jobs, a produção traz de volta Renton (Ewan McGregor), Sick Boy (Jhonny Lee Miller), Francis (Robert Carlyle) e Spud (Ewen Bremner) em uma nova história envolvendo drogas e os vícios da sociedade contemporânea.

Estreia no Brasil: 16 de fevereiro

E algumas outras produções para ficar de olho este ano são:

  • Last Flying Flag, de Richard Linklater
  • Weightless, de Terrence Malick
  • Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, de Joachim Ronning e Espen Sandberg
  • The Beguiled, de Sofia Coppola
  • Bacurau, de Kleber Mendonça Filho
  • Happy End, de Michael Haneke
  • Homem-Aranha: De Volta ao Lar, de Jon Watts
  • Bingo – O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende
  • Guardiões da Galáxias: Volume 2, de James Gunn
  • A Torre Negra, de Nikolaj Arcel
  • Logan, de James Mangold
  • Redemoinho, de José Luiz Villamarim
  • King Kong: A Ilha da Caveira, de Jordan Vogt-Roberts
  • Planeta dos Macacos: A Guerra, de Matt Reeves
  • Mulher Maravilha, de Patty Jenkins
  • Alien: Covenant, de Ridley Scott
  • O Filme da Minha Vida, de Selton Mello
  • Jackie, de Pablo Larrain
  • LEGO Batman: O Filme, de Chris McKay
  • Kingsman: O Círculo Dourado, de Mathew Vaughn
  • Thor: Ragnarok, de Taika Waititi
  • Moana, de Ron Clements e John Musker
  • Liga da Justiça, de Zack Snyder