A corrida para o Oscar 2021 já começou e a Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais anunciou seu escolhido para tentar uma vaga na premiação. O filme indicado deste ano foi Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou (2019).  Inicialmente programado para ser lançado em 9 de abril, o filme teve sua estreia adiada devido à pandemia do novo coronavírus. O documentário conta a vida e obra do diretor Hector Babenco, conhecido por trabalhos como Pixote: A Lei do Mais Fraco (1980) e Carandiru: O Filme (2003). Dirigido por Bárbara Paz, que foi esposa do diretor nos seus últimos anos de vida, o longa já ganhou um prêmio especial no Festival de Veneza em 2019.

A produção tenta uma das cinco vagas para a categoria de Melhor Filme Internacional, antiga categoria de Melhor Filme Estrangeiro. No último ano o indicado foi A Vida Invisível (2019) que não conseguiu chegar aos 10 finalistas. Em compensação, na mesma edição, o documentário Democracia em Vertigem (2019), que conta o percurso do impeachment da presidente Dilma em 2014, conseguiu uma indicação na categoria de Melhor Documentário.

Entre os dezenove longas que disputaram a vaga esse ano, estavam Minha Mãe é uma Peça 3 (2019), Marighella (2019) e Narciso em Férias (2020). A lista dos indicados à 93ª Cerimônia do Oscar sai no dia 15 de março de 2021. Também devido à pandemia, a premiação foi adiada para 25 de abril do próximo ano.

Confira abaixo o trailer de Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte. sp