Alguns teóricos defendem que a edição de um filme equivale a reescrever o roteiro. Afinal, o editor ao escolher quais cenas, enquadramentos e sequências entram no corte final, acaba por (re)escrever ele mesmo a história daquele longa.

Mas como definir o que entra e o que sai ao editar uma cena? O que é considerado importante? Como manter o ritmo desejado ao longo do produto audiovisual que está sendo montado? Quais aspectos técnicos devem ser considerados?

Na hora de colocar a mão na massa, a quantidade de perguntas parecem ser maior que a de respostas.

Para te ajudar nesse processo, o Cinemascope, em parceria com a Impulso Filmes, realiza a Masterclass Gratuita “Editando uma cena ao vivo, com Daniel Couto.

Na aula, o professor e editor de vídeos apresentará os principais elementos a serem observados na hora da edição, dará dicas para manter uma timeline organizada e também mostrará como funciona, na prática, a edição de uma cena.

Venha aprender com um profissional que tem mais de 40 peças audiovisuais no currículo. Inscreva-se gratuitamente:

INSCRIÇÕES AQUI

QUANDO

Segunda-feira 24 de agosto, às 19h*

*A aula não ficará disponível depois, somente quem assistir ao vivo terá acesso ao conteúdo.
**Ofereceremos um certificado a todos os que assistirem a aula até o final.  

PARA QUEM SE DESTINA

Estudantes, críticos, cineastas, youtubers, creators, editores, montadores, pessoas que tenham interesse em produzir qualquer conteúdo audiovisual, amantes do cinema e entusiastas da área de edição e montagem.

A aula acontece gratuitamente no dia 24/08 às 19h e você pode se inscrever no link abaixo. Essa é uma oportunidade imperdível: 

 

INSCRIÇÕES AQUI

Para saber mais

Para aprofundar seus conhecimentos sobre edição de vídeos, separamos alguns links interessantes para você: 

Live “Editando um sucesso: a lógica da montagem no cinema”, um bate papo com o Daniel Couto sobre os filmes que se destacaram por sua montagem, além de uma conversa sobre as técnicas preferidas de Hollywood na sala de edição. 

O vídeo “Bacurau: geografia cênica e a correspondência do olhar”, parte de uma aula bônus do curso Introdução à Edição de Vídeos onde Daniel Couto analisa a geografia cênica e a correspondência do olhar a partir de uma cena do filme Bacurau (2019).

Curso Introdução à Edição de Vídeo: aqui, o professor Daniel Couto convida estudantes a conhecer um verdadeiro panorama sobre o processo de edição e montagem de materiais audiovisuais. Com aulas teóricas e práticas, Daniel auxilia você a tomar as melhores decisões em prol do seu trabalho, seja ele um longa metragem, um curta, um clipe ou vídeos para o YouTube. As turmas estão fechadas, mas em breve serão abertas para novas matrículas. Saiba mais aqui

Artigos: Daniel escreveu uma série de artigos referentes a edição e montagem em nosso site. Entre eles estão Entre pêssegos e slow motion: os detalhes da montagem em Parasita, Montagem cinematográfica: da moviola ao Adobe Premiere, Kuleshov em xeque: o trabalho das mulheres na edição e Adoráveis Mulheres: história clássica com montagem contemporânea.

Sobre o professor

Daniel Couto é jornalista, mestre e doutorando em Cinema e Audiovisual pela UFJF. Desde 2009 atua como editor e finalizador de filmes publicitários, clipe, programas de TV e Cinema. É sócio-diretor da produtora Impulso Filmes e, entre seus principais trabalhos, estão a montagem dos longas “Korubo – Uma etnia entre fronteiras” (Brasil-Espanha, 2015), “Vinil, Poeira e Groove” (Canal Brasil, 2018) e do curta Barbante (Canal Brasil, 2017). É membro da EDT – Associação de Profissionais de Edição Audiovisual, professor dos cursos de Comunicação Social do Centro Unviersitário Estácio de Sá Juiz de Fora e professor do curso “Introdução à Edição de vídeos” do portal Cinemascope.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.