Da redação

Eduardo Coutinho pode ser considerado o mestre do documentário brasileiro. Responsável por Cabra Marcado para Morrer, Edifício Master e Jogo de Cena, entre outros, ele troca pela primeira vez de papel no longa Eduardo Coutinho, 07 de Outubro, de Carlos Nader. No filme, Coutinho sai de trás e passa para frente da câmera, sendo entrevistado por Nader. O longa estreia em São Paulo no dia 21 de fevereiro, exclusivamente no CineSesc e terá uma sessão por dia, às 19h30, com entrada franca.

A obra faz parte do programa Sesc Gerações, que completou 10 anos em 2013 (o Sesc também comemora 50 anos de trabalho social com idosos). O filme traz como tema a “Intergeracionalidade”, ou seja, como as gerações interagem, como as pessoas se envolvem para compreender a si mesmas, sentir que estão conectadas ao mundo e o que podem aprender.

Para tentar entender a “estratégia” de Coutinho, Carlos Nader propôs-se um dispositivo bastante “coutiniano”. Além de colocar o mestre na mesma posição em que ele coloca os sujeitos de seus filmes, ou seja, falando frontalmente para a câmera, Nader reuniu para a empreitada a própria equipe de Coutinho, do eletricista à  montadora.

Veja o vídeo do debate com Coutinho sobre o filme Edifício Master: