Da redação

Uma boa notícia para os amantes do cinema francês: o Festival Varilux de Cinema Francês chega a sua 5ª edição e exibe, entre os dias 9 e 16 de abril, o melhor da dramaturgia francesa em 45 cidades do território nacional.  Ao todo, serão 16 filmes exibidos em 70 salas de cinema espalhadas pelo Brasil, contemplando os longas que tiveram maior impacto durante o ano de 2013.

A meta do festival para esse ano é atingir um público de 100 mil espectadores e, além da exibição dos filmes, trazer representantes de alguns deles para conversar com o público sobre suas obras. Algumas atividades paralelas, como a 3ª edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, exibições ao ar livre e masterclasses com o diretor Jean Pirerre Jeunet (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) farão parte da agenda do festival.

Um ponto que merece destaque é que, pela primeira vez, o Festival Varilux exibirá um clássico do cinema francês. Os Incompreendidos, de François Truffaut, será projetado em versão digital restaurada como homenagem aos 30 anos da morte do diretor.

Títulos como Um Relação Delicada (Abus de Faiblesse), de Catherine Breillat; Antes do Inverno (Avant L’Hiver), de Philippe Claudel; Um Amor em Paris (Paris Follies), de Marc Fitoussi e Yves Saint Laurent (Yves Saint Laurent), de Jalil Lespert poderão ser vistos durante o Festival. Uma oportunidade para quem já gosta do cinema francês ver essas produções no cinema e, para quem não conhece, é a chance para descobri-lo.

A programação, que sairá nesta semana, varia de acordo com a localidade. Para ter acesso a mais informações sobre local, horário e a lista completa de filmes que serão exibidos, basta acessar o site oficial do Festival http://variluxcinefrances.com/