Por Sttela Vasco

No último domingo, 8, estreou no Canal Brasil o programa Janelas Abertas, uma coletânea de entrevistas com diretores renomados como Juan José Campanella (O Segredo dos Seus Olhos) e Alfonso Cuarón (Gravidade) tentando responder a mesma pergunta: o que é cinema? A ideia é buscar entender um pouco mais sobre essa arte mergulhando no mundo e na mente de quem a faz. No total, serão 15 nomes de destaque buscando uma definição que englobe tudo o que envolve criar e dirigir um filme.

Dirigida por Felipe Nepomuceno e Pablo Giorgelli, a série vai ao ar todos os domingos, às 21h30. Em seus episódios, os entrevistados falam sobre ideias, motivações, influências, sua relação pessoal com a sétima arte, além de contarem curiosidades sobre o set e o que passa em suas cabeças durante a produção de um filme.

O episódio de estreia contou com o vencedor do Oscar de Melhor Diretor em 2013, Alfonso Cuarón. Nele, o mexicano conta como clássicos como Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica, influenciou o seu trabalho e fala um pouco de suas próprias obras como Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Paris Je T’Aime. Na sequência, Terry Gilliam comenta a produção de 12 Macacos e os bastidores de Monty Phyton e o Cálice Sagrado. Fernando Coimbra, Bertrand Tavernier e David Byrne também estão entre os nomes convidados para o programa.

 Quem perder o programa aos domingos tem a opção de assistir à reprise quinta às 12h30 e sábado às 17h.