Da Redação

Se tem uma nacionalidade cuja a indústria cinematográfica conseguiu angariar fãs ao longo das gerações, essa com certeza é a francesa. O que dizer, então, daqueles que mudaram a trajetória de um dos polos de cinema mundial? Pensando nisso, o Centro Cultural Fiesp traz a mostra A França e o Novo, com oito longas que mudaram a história da sétima arte na França.

Com entrada grátis, as exibições acontecem até 30 de setembro e trazem estrelas como Gene Kelly, Brigitte Bardot e Catherine Deneuve em grandes atuações. As sessões acontecem sempre aos sábados, às 15h, no Mezanino do Centro Cultural. É preciso reservar os ingressos com antecedência por meio do portal do centro.

A mostra é uma iniciativa do Cine SESI-SP no Mundo, que chega já realizou nove edições, homenageando o cinema de países como a Holanda, o Japão, a Alemanha, Israel e a própria França na mostra França para todos; Cinema francês dos primórdios aos dias de hoje; Novos Clássicos do Cinema Francês. O objetivo é formar plateias interessadas na cinematografia de outros países.

Com uma curadoria realizada pelo SESI-SP e a Embaixada da França no Brasil, com apoio do Institut Français., a programação, que deve percorrer ainda 39 unidades do SESI, conta com filmes como Duas Garotas Românticas, de Jacques Demy, O Batedor de Carteiras, de Robert Bresson, e A Lei da Selva, de Antonin Peretjatko.

Confira a programação completa:

12 de agosto
15h – Duas Garotas Românticas

19 de agosto
15h – O Desprezo

26 de agosto
15h – O Batedor de Carteiras

2 de setembro
15h – Vândalo

9 de setembro
15h – Ascensor para o Cadafalso

16 de setembro
15h – O Pequeno Tenente

23 de setembro
15h – O Carrossel da Esperança

30 de setembro
15h – A Lei da Selva