Lucrecia Martel nasceu em Salta, importante cidade do noroeste argentino, e em 1986 mudou-se para Buenos Aires, onde cursou a ENERC (Escola Nacional de Cinematografia). Com o reconhecimento em festivais ao redor do mundo de um de seus curtas-metragens, Rey Muerto (1995), Martel despontou no cenário internacional. Ela também teve uma breve passagem por documentários para a televisão e um programa infantil de humor ácido, que chamou a atenção da crítica argentina.

Em 1999 recebeu o Sundance/NHK Filmaker Award pelo roteiro de O Pântano (2001) e, em 2004, esteve na Mostra Oficial do Festival de Cannes com A Menina Santa, cuja produção executiva foi assinada pelos irmãos Almodóvar. Suas tramas costumam apresentar um deslocamento de narrativa para as províncias, resistência antimachista, universo de realismo inquietante, além de amplificar sutilezas do dia a dia alheio, observando mais do que julgando.

Lucrecia Martel constrói suas obras como uma experiência imersiva e, para isso, trabalha o som como principal fio condutor. Veja o que a diretora disse em entrevista para Um Filme de Cinema (2017), do brasileiro Walter Carvalho, sobre seus métodos:

Sempre com declarações impactantes, Martel disse em entrevista ao jornal El País como enxerga o cinema latino-americano:

“Na América Latina é enorme o descalabro de representação de grandes setores sociais. Na televisão os indígenas não estão presentes. O mundo audiovisual é tão classe média e branco… É uma pobreza que nosso cinema carrega.”

Neste ano, a diretora foi convidada para presidir o júri da 76a Edição do Festival de Veneza e já na coletiva de imprensa que abre o evento não poupou críticas à maneira como o festival lida com a representatividade feminina e à presença de J´Accuse, novo filme do diretor Roman Polanski – foragido da justiça americana – , na competição do festival.

Curso Mulheres no Cinema

A trajetória de Lucrécia Martel é abordada no curso Mulheres no Cinema. Ministrado por Joyce Pais, editora-chefe do Cinemascope, e Luísa Pécora, do Mulher no Cinema, as aulas apresentam um panorama do cinema feito por mulheres. A segunda edição do curso começa no dia 10 de setembro. Os encontros são sempre as terças e quintas, das 19h às 22h na Escrevedeira (Rua Isabel de Castela, 141, Vila Madalena, São Paulo – SP).

Link para ementa e inscrições aqui: http://bit.ly/cursomulheresnocinema

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.