Da redação

A mostra Bill Plympton – O Rei da Animação Independente traz, pela primeira vez ao Brasil, umaBill Plympton Photo by Seth Olenick retrospectiva completa do animador. Entre curtas e longas metragens, serão exibidos ao todo 45 filmes, sendo sete longas-metragens e 38 curtas. No Rio de Janeiro as exibições são de 12 a 24 de abril de 2016, na CAIXA Cultural RJ, e em São Paulo, a mostra acontece de 14 a 20 de abril de 2016, no CAIXA Belas Artes.

Bill Plympton é considerado pela crítica especializada e pelo mercado cinematográfico o rei da animação indie. Ele negou contratos milionários com a Disney e concorreu ao Oscar duas vezes com seus trabalhos autorais. A Mostra, que acontece em um momento importante da valorização do autor de animação no Brasil, é uma produção da Boulevard Filmes, com curadoria do diretor e animador brasileiro Marcelo Marão.

Como parte da programação, serão realizados debates sobre animação e uma Master Class com Bill Plympton, no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.  A proposta é promover o contato do público não apenas com os filmes exibidos, mas, também, com as questões que envolvem a animação e a obra do animador. Em São Paulo, a Master Class acontece no dia 15 de abril (sexta-feira), às 18h30, no CAIXA Belas Artes, e no Rio será no domingo (17), também às 18h30, na CAIXA Cultural.

O debate Produção De Animação Autoral acontece em São Paulo, na quinta-feira (14) com a participação de animadores como Rosana Urbes, Fábio Yamaji, Thomas Larson e César Cabral. No Rio de Janeiro, o debate será na quinta-feira (21) com a presença dos animadores Zé Brandão, David Mussel, Sandro Menezes, e será mediado pelo jornalista Rodrigo Fonseca. Nas duas cidades, o curador da Mostra, Marão, estará presente nas mesas. Os debates e as Master Classes são gratuitos e as inscrições podem ser feitas através do site da mostra.