82 mulheres fizeram uma histórica manifestação no tapete vermelho do Festival de Cannes 2018 neste sábado, 12 de maio. Liderado pela presidente do júri, a britânica Cate Blanchett, o grupo composto por diretoras, atrizes e outras profissionais do cinema se posicionou na escada de acesso ao Palácio dos Festivais, em protesto contra o baixíssimo número de diretoras contempladas ao longo dos 71 anos do festival, os abusos contra as profissionais na indústria e a desigualdade salarial.

“82 mulheres estão nesses degraus hoje simbolizando a quantidade total de diretoras que subiram essas escadas desde que o Festival de Cannes foi criado, em 1946. No mesmo período, 1688 diretores passaram por aqui. Além disso, nos 71 anos deste glamouroso evento mundial, apenas 12 mulheres foram escolhidas como presidentes do júri”, declarou Blanchett, acompanha das  integrantes do júri Kristen Stewart e Ava Duvernay, e de artistas como Salma Hayek, Lea Seydoux, Marion Cotillard, Leila Bekhti, Sofia Bouterra, Patty Jenkins e Agnès Varda.

“Esperamos que nossas instituições ofereçam transparência e paridade em seus corpos executivos, além de um ambiente seguro para trabalho. Esperamos que nossos governos garantam que as leis sobre pagamento igualitário sejam cumpridas. Nós exigimos que nossos locais de trabalham tenham diversidade para que reflitam o mundo real em que vivemos. Um mundo em que todas, diante ou por trás das câmeras, fiquemos no mesmo patamar que nossos colegas do gênero masculino. Nós reconhecemos todas as mulheres e homens que estão lutando por mudanças. As escadas de nossa indústria devem estar acessíveis para todos. Vamos subir por ela agora”, concluiu a presidente.

A manifestação aconteceu logo antes da exibição do único longa-metragem dirigido por uma mulher que concorre à Palma de Ouro este ano: “Girls Of The Sun”, da francesa Eva Husson. O movimento foi aplaudido por alguns minutos por todos os presentes no local.

Grupo de 82 mulheres protesta contra desigualdade salarial e falta de oportunidades para diretoras durante Festival de Cannes 2018. (Foto: Jean-Paul Pelissier/Reuters)