A Secretaria do Audiovisual divulgou na última sexta-feira (16) a lista com os 12 filmes habilitados a disputar uma vaga para representar o Brasil no Oscar 2020.

No dia 27/08 será definido o título que concorrerá a uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio oficial dos indicados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acontece no dia 13 de janeiro de 2020. Já a cerimônia de entrega do Oscar será no dia 19 de fevereiro.

Entre os longas que concorrem a uma vaga estão Bacurau, que levou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, e A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, que ganhou a Mostra Um Certo Olhar no mesmo evento. É importante ressaltar que apenas três dos 12 títulos foram dirigidos por mulheres. São eles Espero tua (re)volta, Los Silencios e A Última Abolição.

O filme que representará o Brasil será definido pela Comissão especial de Seleção, formada pelos diretores Anna Muyalert, David Shürmann e Zelito Viana, o diretor de fotografia Walter Carvalho, o roteirista Mikael de Albuquerque, as produtoras Sara Silveira e Vania Catani, o crítico e curador Amir Labaki e a diretora do Festival do Rio, Ilda Santiago

Em 2019, 22 filmes foram pré-selecionados e o escolhido para a disputa foi O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues.

Conheça os habilitados que podem representar o Brasil no Oscar 2020:

Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.

–  A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz

Humberto Mauro, de André Di Mauro

Espero tua (re)volta, de Eliza Capai

Los Silencios, de Beatriz Seigner

A Última Abolição, de Alice Gomes

Sócrates, de Alex Moratto

A Voz do Silêncio, de André Ristum

Bio, de Carlos Gerbase

Legalidade, de Zeca Brito

Chorar de Rir, de Toniko Melo

Simonal, de Leonardo Domingues

 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.