Mais um nome do nosso audiovisual e teatro se vai. Faleceu nesta sexta-feira, 3, o ator Leonardo Villar. Villar, que tinha 96 anos, passou mal na quinta-feira e estava internado em São Paulo e morreu hoje após uma parada cardíaca. Um dos grandes nomes do cinema brasileiro, ele é o protagonista de O Pagador de Promessas, obra de Anselmo Duarte no qual interpretou Zé do Burro.

Presença marcante, Villar atuou em grandes filmes como A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Roberto Santos, Brava Gente Brasileira, de Lúcia Murat, e Chega de Saudade, de Laís Bodanzky. Ele também participou de inúmeras novelas, como Laços de Família, de 2001, e Passione, de 2010, porém, foi com certeza Zé do Burro que lhe imortalizou na cinematografia nacional.

Baseado na peça homônima de Dias Gomes e dirigido por Anselmo Duarte, o longa mantém o posto de único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro, no Festival de Cannes, em 1962. O filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1963, e é considerado um dos melhores filmes brasileiros pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Recentemente, falamos um pouco mais sobre os 100 anos de Anselmo Duarte e a Palma de Ouro de O Pagador de Promessas lá no Cinemascopetv:

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.