A primeira vez que ouvi falar de Greta Gerwig foi quando eu a vi numa espécie de “videoclipe ao vivo” dirigido por Spike Jonze no YouTube Music Awards em 2013, na apresentação da música Afterlife, da banda Arcade Fire. Também em Frances Ha (2012), que fui assistir só depois de algum tempo após seu lançamento e conseguiu conquistar meu coração.

Desde então, tenho acompanhado a carreira da moça que lançou recentemente Lady Bird: A Hora de Voar (2017) e, mais uma vez, me apaixonei. O que eu gosto é da delicadeza com que ela trata seus filmes e, como esses que citei são com protagonistas femininas, consigo ter uma espiadinha no universo feminino e entender ao menos um pouco do que é ser mulher.  Agora, mais uma vez Greta explora esse universo em Adoráveis Mulheres.

Adoráveis Mulheres: o que achamos do trailer

O filme é uma adaptação do livro da escritora americana Louisa May Alcott que já teve outras adaptações para o cinema como uma em 1949 com o nome de Quatro Destinos e outra de 1994 chamada de Adoráveis Mulheres. O filme conta a história de uma mãe e suas quatro filhas que tentam sobreviver à Guerra Civil americana. Cada uma das filhas tem sonhos diferentes como casar, se tornar escritora ou artista. O grande empecilho é a sociedade da época ainda muito machista.

À primeira vista, parece uma mistura de Orgulho e Preconceito (2005), Frances Ha e Lady Bird. Com personagens femininas tentando encontrar seu lugar no mundo. Obviamente as personagens de jeans tem problemas bem diferentes das que usam saias longas, mas nem por isso, menos desafiadores. Acredito que é uma grande chance para aqueles que andam criticando movimentos feministas reverem seus conceitos e compreenderem suas contribuições para a sociedade.

Ainda sem data de estréia no Brasil.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.