Depois de uma adaptação um tanto duvidosa na década de 1980, chega ao público o trailer de Duna (2020). O filme é uma nova adaptação do livro de mesmo nome do escritor Frank Herbert, publicado originalmente em 1965. A obra é considerada a ficção científica mais vendida de todos os tempos e um dos pilares modernos do gênero.

Misturando temas como política, ecologia, religião e tecnologia, Duna conta sobre um futuro distante em que planetas são comandados por casas nobres em um império feudal intergalático. Paul Atreides (Timothée Chalamet) é herdeiro de uma família que toma conta de Arrakis, um planeta deserto também conhecido como Duna. O lugar é fonte da especiaria melange, a substância mais importante do cosmos. Arrakis se mostra um planeta bem difícil de governar.

Além de Timothée, um dos atuais queridinhos de Hollywood, o filme tem a presença de outros nomes que apareceram recentemente no universo pop. Como Oscar Isaac, o Poe Dameron da última trilogia de Star Wars; Josh Brolin que atuou como Thanos em Vingadores; Dave Bautista, o Drax de Guardiões da Galáxia, Zendaya, a MJ em Homem Aranha – De Volta ao Lar (2017) e Homem Aranha – Longe de Casa (2019) e Jason Momoa, o Aquaman.

A direção é de Denis Villeneuve responsável por duas ficções científicas que foram bem comentadas nos últimos anos: A Chegada (2016) e Blade Runner 2049 (2017). Esse último era um risco tremendo, principalmente por o original Blade Runner – O Caçador de Andróides (1982) ser um dos marcos do gênero no cinema.

A primeira adaptação de Duna foi lançada em 1984 e dirigida pelo excêntrico diretor David Lynch. Porém o filme não foi muito bem recebido e desagradou inclusive o próprio Lynch que não gosta nem de mencionar a produção em seu currículo.  “Bem, eu praticamente tenho orgulho de tudo [que produzi na minha carreira], exceto de Duna” Disse o diretor em um vídeo em seu canal no YouTube. “Eu gostei muito de ter trabalhado em formatos e mídias diferentes. Não é questão de orgulho, é mais sobre ter curtido fazer o que fiz, apreciado o trabalho”.

O trailer da versão de Villeneuve, a princípio não mostra muita coisa além de uma ficção científica “normal”. Mas visto pelo histórico mencionado da obra original, o filme pode trazer grandes surpresas. Temas como descendência e herança de responsabilidades parecem ser importantes na trama.

Interessante em uma determinada parte do trailer, vemos Jason Momoa, que tem uma imagem de durão, se ajoelhar aos pés de Timothée Chalamet, que geralmente interpreta o jovem sensível e emocional como em Me Chame Pelo Seu Nome (2017). Fiquei curioso para descobrir como será construída essa relação em que decisões acertadas valem mais do que músculos e tatuagens aparentes. Ah, e claro isso ao som da maravilhosa canção Eclipse, da banda Pink Floyd.

“Basicamente, Duna é, você pode vê-lo de um ângulo como uma aventura simples, uma história de aventura épica poderosa, mas simples. Mas tem tantas raízes em tantas coisas. É por isso que torna os livros tão ricos. E tentamos manter essa riqueza no cinema. Por isso, é sempre complicado escolher uma palavra ou um tema específico porque contém muitos elementos”, disse Denis Villeneuve em entrevista.

Duna tem estreia prevista para 17 de Dezembro de 2020.