O filme 500 Dias com Ela veio e marcou a cultura pop de forma forte, e a mim também. Inclusive, aqui no Cinemascope já dissertei alguns pontos sobre ele. Acho que a principal diferença das demais comédias românticas, foi o ato de colocar um homem como o “sofredor” de uma relação. Alguém que tem um amor não correspondido, que passa o filme todo tentando despertar esse sentimento no outro. Coisa que era quase que exclusivamente tratado como atitude feminina nas produções do gênero.

Visto isso, ver um cara sofrendo por amor e ouvindo música indie em qualquer produção posterior, remete diretamente às aventuras de Tom (Joseph Gordon-Levitt) e Summer (Zooey Deschanel) em “500 dias”. E parece que essa “sofrência” chega agora nas terras brasileiras com Todas as Razões para Esquecer. Nessa produção, Antonio (Johnny Massaro) tenta superar o término de uma relação utilizando diversas saídas como álcool, aplicativos de paquera e afins. Mas, com o tempo, percebe que nada daquilo adianta.

Uma amiga minha que também é fã de “500 dias”, classificou Todas as Razões para Esquecer como “um 500 dias mais depressão” e eu concordo. Pelo trailer, o filme parece gastar bastante tempo no momento fossa do garoto e as medidas que ele usa para tentar superar isso. É uma tentativa desesperada de achar uma luz no fim do túnel dos corações partidos.

O protagonista, Johnny Massaro, recentemente fez um trabalho bem interessante em O Filme da Minha Vida, de Selton Mello. Espero que nessa nova produção, ele consiga ir tão bem quanto. Seu par é Sofia, interpretada por Bianca Comparato, que apareceu recentemente na série brasileira “3%”, produzida pela Netflix. Vejo essa produção como uma saída desse lugar-comum que o cinema nacional se tornou, adaptando para a telona programas de televisão. Vamos ver o que rola.