O cinema nacional está em festa! O filme A Vida Invisível de Eurídice Gusmão recebeu o prêmio máximo da mostra Um Certo Olhar em Cannes. Esse prêmio, inédito no audiovisual brasileiro, é um dos mais importantes da programação paralela do Festival.

O longa, dirigido por Karim Aïnouz, é baseado no livro homônimo de Marta Batalha e tem sua história ambientada no Rio de Janeiro dos anos 1940. Nele acompanhamos a vida de Gilda e Eurídice Gusmão, duas mulheres criadas para serem invisíveis aos olhos da sociedade brasileira da época, assim como todas de sua geração.

A vida Invisível tem no elenco nomes como Fernanda Montenegro, Carol Duarte, Flávia Gusmão, Bárbara Santos, Júlia Stockler, Gregório Duvivier e Marcelo Vito.

Essa é a terceira vez que o diretor participa com um filme em Cannes. A primeira aconteceu em 2002 pelo longa Madame Satã, também na mostra Um Certo Olhar. A segunda veio em 2011, quando concorreu à Palma Queer pelo filme O Abismo Prateado. O diretor cearense também é responsável por outros filmes importantes do cinema nacional como O Céu de Suely e Praia do Futuro.

Ainda no evento de premiação, Karim declarou “Estou muito feliz não só por ter ganho o prêmio, mas por ter ganho nesse momento do cinema brasileiro. Espero que, com ele, possamos fazer mais cinema e com ainda mais vitalidade”.

Para entender a situação do audiovisual no Brasil, confira nesse artigo.