A sociedade parece ser dividida em dois tipos de pessoas: as que detestam filmes de terror e as que adoram. Do primeiro grupo pode ser que a pessoa tenha um medo real de sangue ou cenas violentas e que não consiga assistir a produções assim. Mas, uma certa parcela apenas não assistiu aos filmes certos. Escolheram justamente aquelas continuações lamentáveis com cinco adolescentes sendo perseguidos por um cara mascarado. 

Para ajudar essas pessoas, separamos alguns filmes de terror entre clássicos consagrados e produções recentes que irão dar uma mãozinha para explorar um pouco mais o gênero. Dentro do vasto universo do terror, buscamos os mais diferentes tipos. Desde os protagonizados por um serial killer mascarado até os demoníacos, sem seguir uma ordem de qualidade. A lista é apenas um princípio, dicas para iniciantes. Pode ser que outras pessoas classificassem outros, mas é o risco de qualquer lista que se faça. Para cada um dos filmes de terror colocamos a sinopse e os porquês de ter sido escolhido. Espero que apreciem e comecem a curtir o gênero tanto quanto a gente.

Sexta-feira 13 (1980), de Sean S. Cunningham

Sexta-feira 13

Sinopse: Em 1979 uma série de assassinatos começa a ocorrer ao redor do acampamento Crystal Lake. O principal suspeito de cometer os crimes é um jovem que se afogou após monitores do mesmo acampamento se descuidarem. A lenda é que o jovem pode ter voltado à vida para se vingar.

Por que assistir? Sexta-Feira 13 é uma das franquias de maior sucesso do gênero. Seu protagonista Jason Voorhees é um dos nomes mais lembrados quando se fala em terror slasher, aquele tipo em que um mascarado sai por aí assassinando todos que encontra pelo caminho. Outros nomes conhecidos são: Leatherface em O Massacre da Serra Elétrica (1974), Michael Myers em Halloween (1978) e Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo (1984)

Todos esses filmes d eterror têm infinitas continuações e remakes. E inclusive anos depois, dois deles chegaram a se enfrentar em Freddy vs Jason (2003). Mas, uma dica importante nesses casos, é recorrer aos originais e não se enganar e acabar começando por uma remake. Apesar de esses terem um orçamento mais generoso, por derivarem de uma franquia de sucesso, dificilmente conseguem ser tão interessantes quanto os originais.

Sugestão por Sexta-Feira 13 é que o original traz um plot twist muito interessante no final e que, obviamente, não vou revelar aqui. No filme Pânico (1996), que é um slasher pós-moderno que referencia os próprios filmes do gênero em que as pessoas são assassinadas quando não conseguem responder perguntas sobre filme de terror, uma das vítimas é morta justamente por essa reviravolta. Aliás, depois de dar uma passada por esses filmes, a franquia Pânico merece uma visita por justamente referenciar ao gênero slasher. O que faz a trama ficar ainda mais interessante.

 

O Bebê de Rosemary (1968), de Roman Polanski

O Bebê de Rosemary

Sinopse: Um casal jovem, Rosemary (Mia Farrow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes), muda para um prédio cujo os vizinhos são estranhos e coisas igualmente estranhas acontecem. Rosemary fica grávida e, depois de alguns pesadelos, ela começa a suspeitar que pode estar esperando o filho do coisa ruim. Com isso, ela passa a investigar se está realmente trazendo um demônio em sua barriga ou é apenas coisa de sua cabeça.

Por que assistir? Esse filme é uma aula de cinema. É uma quebra de boa parte dos paradigmas de pessoas que não gostam do gênero costumam dizer que é somente sangue e susto. Baseado no livro de Ira Levin e sem mostrar praticamente nada de pessoas mascaradas, monstros ou sangue, o diretor Roman Polanski nos deixa com a pulga atrás da orelha. Ficamos com medo do desconhecido, do que não pode ser visto. De algo que nem a própria mãe sabe se está de fato em sua barriga. A figura doce da jovem Mia Farrow é um elemento importante para a trama. Afinal, quem faria mal é uma pessoa tão boazinha assim? Isso agrava ainda mais o terror, a possibilidade de ter alguém tão mal desse nível. Quem é suspeito? Uma senhorinha que traz gentilmente doces para seus novos vizinhos.

 Outro título bem famoso que pode ser complementar a esse é O Exorcista (1973). Mas aí, já é um lance diferente. A sutileza que existe em O Bebê de Rosemary, aqui está escancarada. Recheado de parafernálias e acontecimentos mirabolantes, vemos a entidade se manifestando de forma concreta e violenta no corpo da menina. Camas tremendo, jatos de vômito e voz endemoniada fazem parte do pacote.

 

O Iluminado (1980), de Stanley Kubrick

O Iluminado

Sinopse: Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para ficar de vigia em um hotel durante o inverno. Ele vai junto com sua esposa, Wendy Torrance (Shelley Duvall), e seu filho, Danny Torrance (Danny Lloyd). Porém, durante a estadia, Jack começa a sofrer os efeitos de estar isolado. Enquanto isso, seu filho começa a desenvolver habilidades paranormais e conseguir ver violentos acontecimentos do passado que também foram causados pelo isolamento.

Por que assistir? Imersão. Isso é o que esse filme lhe proporciona. Para além da história aterrorizante, ou o que faz ela ser aterrorizante, é o fato de esse O Iluminado ter um preciosismo técnico único. Dirigido por Stanley Kubrick, faz com que muita gente esqueça que ele faz parte do gênero terror e o classifique como “filme do Kubrick”. A história é baseada num livro do escritor Stephen King, que não gostou nada da versão da adaptação.

Conhecido por ser detalhista, o diretor faz com que o expectador se sinta dentro da história. O trabalho de som é imprescindível para que isso funcione. Numa das cenas clássicas do filme, em que Danny anda de triciclo pelo hotel, Kubrick captura o som das rodas do brinquedo passando entre o chão de taco e os tapetes. Isso nos deixa quase que na garupa do moleque e faz com que o impacto seja maior quando ele dá de cara com uma aparição em sua frente. Com isso, O Iluminado é aquele filme que mostra a possibilidade de um filme de gênero pode alcançar o patamar de obra prima.

Na esteira de filmes de lugares mal assombrados, vale lembrar de Invocação do Mal (2013), do diretor James Wan. Que, baseado em fatos reais, conta a história de um casal de investigadores paranormais tentando livrar uma casa das assombrações que existem por lá. James Wan é conhecido no universo do gênero e esse filme foi um dos que lhe deu visibilidade para o grande público. A produção ainda tem uma continuação e alguns spin offs mas nada tão bom quanto o Invocação do Mal.

 

Drácula de Bram Stoker (1992), de Francis Ford Coppola 

Drácula de Bram Stoker

Sinopse: Durante o século XV, o líder dos Cárpatos, Conde Drácula (Gary Oldman) tem negado seu pedido de enterrar a mulher que amava, Elisabeta (Winona Ryder) em solo sagrado pela igreja, por ela ter se matado acreditando que ele estava morto. Ele então renega a igreja e passa a perambular pelos séculos como um morto-vivo, tentando encontrar a reencarnação dela. Ao contratar o advogado Jonathan Harker (Keanu Reeves), ele descobre que a noiva deste é a nova encarnação da mulher que ele tanto amou.

Porque assistir? A produção é baseada no livro de Bram Stoker (daí o nome do filme) publicado originalmente em 1897. É recheado de uma beleza gótica e efeitos práticos que trazem mais plasticidade para o filme. Importante também, destacar a atuação do Gary Oldman como um Drácula incrível. Temos ainda a participação de Anthony Hopkins como professor Abraham Van Helsing (sim, é aquele personagem que Hugh Jackman interpretou, mas de um jeito diferente em Van Helsing, o Caçador de Monstros em 2004). Além de ter o supra sumo do cinema da década de 1990 com Keanu Reeves e Winona Ryder. 

O terror aqui está nas imagens horrendas de homens se transformando em morcegos e ratos, figuras mortas-vivas e coisas do tipo. As maldições que podem cair sobre as pessoas após profanarem coisas sacras. Eventos típicos do universo vampiresco e que não brilham no sol. 

Outro que segue o mesmo universo é Entrevista com Vampiro (1994). Baseado no livro de Anne Rice, que também escreveu o roteiro, nesse temos os astros Brad Pitt, Tom Cruise e Antonio Banderas contando seus tormentos de ter uma vida eterna. Ainda com um plus da participação da jovem Kirsten Dunst, com apenas 12 anos, como uma vampira criança. Apesar de não ser tanto terror assim, ainda vale a pena dar uma chance.

 

Corra! (2017), de Jordan Peele

Corra

Sinopse: Chris (Daniel Kaluuya), um jovem negro viaja num final de semana para conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams). A visita que inicialmente parecia ser normal e inocente começa a ficar cada vez mais perturbadora quando eventos estranhos começam a acontecer.

Por que assistir? O filme trás uma interessante reflexão sobre o racismo e em diversas cenas, faz o expectador branco ficar incomodado com falas e atitudes que muitos deles possam ter tido durante a vida. Assim como em O Bebê de Rosemary, o terror do filme está muito mais nas entrelinhas, no que é sugerido do que propriamente no que é visto. Além, é claro, das críticas sociais que estão envolvidas no filme.

O diretor e roteirista Jordan Peele ganhou notoriedade por esse filme, que foi sua primeira direção. Ele também é roteirista e levou o Oscar de Melhor Roteiro Original na premiação de 2018. Em 2019, lançou outro filme do gênero Nós (2019), contando com maioria de atores negros no elenco. Também é produtor da série Lovecraft Country (2020 – ) que estreou recentemente e trabalha com o universo do escritor H. P. Lovecraft nos Estados Unidos racista da década de 1950.

Nessa onda de terror psicológico, no sentido de que o medo está justamente na mente humana, em questões sociais, vale citar também o filme Cisne Negro (2010). A produção conta a história de uma bailarina que enfrenta problemas sérios de personalidade ao tentar entrar no papel principal de uma peça de balé. A atriz Natalie Portman interpreta a protagonista Nina Sayers e nos faz questionar se o que estamos vendo está acontecendo de verdade ou é somente coisa da cabeça da moça.

 

Bom, como dito, essa lista é um começo para quem quer entender o básico sobre filmes de terror. Se for contar certinho, tem mais de cinco produções relacionadas com os temas tratados nos filmes principais. Aí já tem uma vasta possibilidade de escolhas para assistir. Lembrando que ainda existem diversas outras categorias e subgêneros para explorar. Nem só de adolescentes perdidos vivem os filmes de terror. 

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