Influenciado pelo boom científico no final do século XIX, período que o cinema surgia, o escritor estadunidense H.P. Lovecraft escreveu uma série de contos que daria origem a um novo gênero literário chamado horror cósmico. Suas obras, apesar de conter conotações racistas e que atualmente estão sendo ressignificadas, influenciam a cultura pop até hoje e, claro, a sétima arte não poderia ficar de fora. A seguir selecionamos cinco obras cinematográficas de horror cósmico (além de Enigma de Outro Mundo (1982) e O Farol (2019)) que são bons exemplos do cosmicismo. Não se trata de uma lista definitiva, apenas um aperitivo para começar a se envolver com o tema.

A Beira da Loucura (1994), John Carpenter

Este filme é conhecido como a terceira parte da Trilogia do Apocalipse de John Carpenter, cujo os capítulos anteriores seriam Enigma de Outro Mundo e O Príncipe das Sombras (1987).  Em A Beira da Loucura, o investigador John Trent (Sam Neill), é contratado para investigar o desaparecimento de Sutter Cane (Jürgen Prochnow), um famoso escritor de livros de terror. Um agravante é que as pessoas que leem os livros começam a agir de uma forma estranha, ameaçadora. Trent acredita que tudo não passa de um golpe de marketing, mas ao investigar o caso, muitas coisas parecem se confirmar.

Além do universo de Lovecraft, o filme também traz elementos dos livros de Stephen King, que foram base para clássicos do terror como Carrie – A Estranha (1976)O Iluminado (1980). O escritor desaparecido e o tipo de literatura que ele escreve, está claramente referenciando King.

Enigma do Horizonte (1997), Paul W. S. Anderson

No ano de 2047 (sempre me assusto quando estamos chegando próximo das datas dos filmes futuristas) uma equipe é enviada para resgatar a nave Event Horizon, que havia desaparecido há sete anos. A tripulação aos poucos vai descobrindo que, explorar os limites do sistema solar, que era o objetivo da nave desaparecida, despertou algo ameaçador. O monstro aqui não tem uma cara, mas é um lugar que desperta o pior dos humanos.

É engraçado assistir esse filme e perceber que Sam Neill participou de uns filmes bem estranhos. Eu conhecia ele basicamente de Jurassic Park – Parque dos Dinossauros (1993) e ver ele aqui e em À Beira da Loucura, foi uma surpresa positiva. Surpresa também foi descobrir que esse filme tem direção de Paul W. S. Anderson, diretor da franquia Resident Evil que está bem longe de ser tão interessante quanto essa produção.

Vida (2017), Daniel Espinosa

Uma equipe de astronautas de diferentes nacionalidades é enviada a uma estação espacial para estudar amostras coletadas de Marte. Entre elas está o primeiro ser vivo coletado fora da terra que, através de um concurso mundial, ganha o nome de Calvin. A princípio apenas um ser unicelular é despertado pela tecnologia da nave e começa a se desenvolver rapidamente. Até que as coisas começam a sair do controle e os passageiros começam a perder o controle da situação.

Esse é um daqueles filmes que a gente escolhe aleatoriamente no streaming e acaba se tornando uma experiência interessante (foi exatamente o que aconteceu comigo). Apesar de ter algumas coisas como Ryan Reynolds sendo o Deadpool de novo, Vida segue as ideias do horror cósmico principalmente a de humanos explorando o inexplorado e tendo sérias consequências com isso.

A Aniquilação (2018), Alex Garland

Uma região conhecida como Área X esconde mistérios que vão além da compreensão humana. A bióloga Lena (Natalie Portman) é enviada para pesquisar o local junto com uma equipe de outras três mulheres. Além disso, ela tenta encontrar outros que foram anteriormente e desapareceram, incluindo seu marido Kane (Oscar Isaac).

A Aniquilação é baseado no livro de mesmo nome do escritor Jeff VanderMeer e faz parte da trilogia Comando Sul. O filme foi lançado como uma produção da Netflix e explora bastante questões visuais. São misturas de animais de espécies diferentes e formas que são impossíveis de nominar. Coisas que estão nas bases dos escritos de H.P. Lovecraft.

A Cor que Caiu do Espaço (2019), Richard Stanley

Nathan Gardner (Nicolas Cage), depois que sua esposa passa por uma cirurgia, resolve se mudar para a fazenda de seu falecido pai em busca de um lugar mais calmo. Até que um dia, um estranho meteorito cai em sua propriedade. O artefato de cores brilhantes e inomináveis, passa então a causar estranhas reações na família que vê a calmaria desaparecer.

Essa produção é uma adaptação direta de um dos contos de H. P. Lovecraft lançado originalmente em 1927. Era um dos favoritos do escritor. A adaptação é uma das mais insanas dessa lista e traz cenas de embrulhar o estômago com mistura de efeitos práticos com digitais.

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