Por Joyce Pais

Selecionado para o Festival de Tribeca, em 2012, A fuga (Deadfall) chega aos cinemas brasileiros com atraso, já que foi lançado ano passado nos Estados Unidos e já se encontra disponível para download na internet há algum tempo, detalhes que podem prejudicar o desempenho do filme em termos de bilheteria.

Dirigido pelo vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2008, Stefan Ruzowitzky, A Fuga inicia com dois irmãos parceiros de crime, que acabaram de roubar um cassino e estão fugindo com o dinheiro em uma região próxima a fronteira com o Canadá. A dupla, Addison (Eric Bana) e Liza (Olivia Wilde), sofre um acidente de carro durante a fuga e se separam em meio à neve para despistar a polícia, enquanto isso, o ex-boxeador Jay (Charlie Hunnam) acaba de sair da prisão e pretende encontrar sua mãe (Sissi Spacek) e seu pai (Kris Kristofferson) no feriado de Ação de Graças. Preso por conta de um esquema ilícito em uma competição, ele resolver acertar as contas com seu antigo treinador/empresário, o que começa com uma briga acaba em assassinato.

Jay acaba conhecendo Liza no meio do caminho e sem saber do passado dela, se deixa seduzir por sua beleza e mistério. Acontece que o irmão da garota vinha eliminando um a um por onde passava e seus destinos estavam prestes a se cruzar a qualquer momento. Tendo isso em vista, o roteiro do estreante Zach Dean propõe situações descaradamente forçadas para que tal desfecho acontecesse.

Apesar do elenco experiente, as subtramas construídas que serviriam como ponte para a resolução da trama, além de superficiais, colocam os atores em posições caricatas e até ridículas em certos momentos. Liza encarna a mulher problemática que teve problemas com o pai na infância e mantém com o irmão uma relação de dependência e submissão. E por aí vai…

Talvez um dos poucos acertos de A Fuga seja a Direção de Fotografia de Shane Hurlbut (O Exterminador do Futuro – A Salvação). A paleta de cor azulada e acinzentada atuou com precisão ao reforçar a onipresença da neve, que se torna o menor dos problemas, quando comparada ao machismo e conservadorismo daquele ambiente.

Aparentemente, a intenção era desenvolver um tema central que fosse capaz de unir todos os personagens. Embora, tal intenção tenha ficado aquém do que vê-se na tela, acredito que a tentativa talvez fosse enfatizar os dramas familiares centrados na figura paterna,  a trilha sonora conduzida por Marco Beltrami (As Sessões) tentou colaborar, mas, mal colocada, serviu somente como muleta para um roteiro extremamente fraco.

Lá pela metade do longa, quando já estava difícil acreditar na quantidade de situações absurdas colocadas, Addison encontra uma cabana e, num súbito ato de bondade, salva uma mulher e seus filhos das agressões do pai alcóolatra. Advinhem qual o nome da garotinha que ele salva? Lisa (com S).

 

A Fuga (7)A Fuga (Deadfall)

Ano: 2012

Diretor: Stefan Ruzowitzky.

Roteiro: Zach Dean.

Elenco Principal: Olivia Wilde, Eric Bana, Charlie Hunnam, Kate Mara

Gênero: Drama.

Nacionalidade: EUA.

 

 

 

Veja o trailer:

Galeria de Fotos: