Da redação


Mais seis países fizeram suas escolhas para concorrer ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar de 2014, caso sejam indicados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
 
O Canadá selecionou Gabrielle, com direção e roteiro de Louise Archambault, o longa é estrelado por Gabrielle Marion-Rivard, Alexandre Landry e Mélissa Désormeaux-Poulin e conta a história de uma mulher que sofre de uma doença genética, e ao se apaixonar por um homem, passa a buscar sua independência e liberdade sexual. Gabrielle venceu o Prêmio da Audiência, no Festival Internacional de Cinema de Locarno este ano.

Cinemascope - Gabrielle

I Am Yours, com direção e roteiro da estreante Iram Haq, foi a opção da Noruega. O filme conta com Amrita Acharia (Game of Thrones) e Ola Rapace (007: Operação Skyfall). O drama mostra o relacionamento entre uma mãe solteira norueguesa de origem paquistanesa e um diretor de cinema sueco, que não parece estar pronto para assumir uma família.

Cinemascope - Burning Bush

A República Tcheca escolheu Burning Bush, dirigido pela polonesa Agnieszka Holland. O filme, estrelado por Tatiana Pauhofová, Jaroslava Pokorná e Petr Stach, foi produzido pelo canal HBO e transmitido para a televisão em três partes. Baseada em uma fatos reais, a trama acompanha a vida do estudante Jan Palach, em Praga. No ano de 1969, ele colocou fogo em si mesmo para passar uma mensagem de liberdade contra a ocupação soviética na Tchecoslováquia e a opressiva propaganda comunista do período.

Cinemascope - I am yours

A comédia dramática La Grande Bellezza é a seleção da Itália. Dirigida por Paolo Sorrentino (Aqui é o Meu Lugar), que também roteirizou o filme, junto com Umberto Contarello (Eu e Você), o filme conta com Toni Servillo (A Bela Que Dorme), Sabrina Ferilli e Carlo Buccirosso no elenco. A trama retrata uma Roma decadente através dos olhos de um velho escritor que relembra suas paixões e a perda da juventude. O longa foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2013.

Cinemascope - La Grande Bellezza

A Espanha escolheu 15 Years and One Day, o filme teve direção de Gracia Querejeta, que também escreveu o roteiro, junto com Santos Mercero. O longa é estrelado por Maribel Verdú (Branca de Neve), Tito Valverde (Rainhas) e Jesús Castejón (A Língua das Mariposas) e conta a história de um adolescente problemático que após ser expulso do colégio, sua mãe decide enviá-lo para a pequena cidade em que seu avô, um militar aposentado, vive. O longa foi vencedor dos prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro no Festival de Cinema Espanhol de Málaga.

Cinemascope - 15 Years and One Day

Reino Unido aposta em Metro Manila. O longa dirigido por Sean Ellis, que também é responsável pelo roteiro, junto com Frank E. Flowers, é um thriller criminal filmado em Manila, a capital das Filipinas, no elenco estão Jake Macapagal, Althea Vega e John Arcilla. A trama mostra um casal que procura melhores condições de vida em uma grande cidade, mas que acaba sendo manipulado pelas pessoas ao redor. O filme ganhou o Prêmio da Audiência no Festival de Sundance de 2013.

Cinemascope - Metro Manilla