Da redação

A curadoria do Festival de Cinema de Gramado vive um novo momento a partir de sua 42ª edição, que acontece entre 8 e 16 de agosto. Com o falecimento do curador José Wilker, o evento modificou o formato da curadoria e agora passa a ter uma representante estrangeira em sua composição.

Quem completa o trio que ainda conta com Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho é a argentina Eva Piwowarski. Atriz, diretora e produtora, ela é a atual coordenadora do Programa Polos Audiovisuais da TV Digital Argentina, responsável por promover a produção televisiva federal junto ao sistema universitário argentino. Eva também foi uma das diretoras do Programa Mercosul Audiovisual da União Europeia e a criadora da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM).

Essa é primeira vez, desde que foi internacionalizado, que o evento busca fora do Brasil alguém para trabalhar na seleção dos filmes concorrentes. Foi em 1994 que Eva teve o seu primeiro contato com o Festival.

Lembro que fiquei surpresa positivamente com essa união do cinema brasileiro e latino-americano no evento. Gramado sempre foi um símbolo de resistência e um ponto de encontros e debates muito importante”, conta a nova curadora.

Ela ainda destaca a necessidade de um maior diálogo entre os eventos do gênero: “Eu tenho profunda convicção de que o cinema brasileiro e argentino, por exemplo, precisam jogar mais juntos. Os festivais sempre foram ferramentas e plataformas fundamentais para as políticas cinematográficas. Gramado tem tudo para fortalecer essa vertente”.

Enquanto as inscrições para as mostras competitivas de longas e curtas seguem até o próximo dia 24, o trio de curadores já pensa na seleção de 2014. Com este objetivo, o primeiro encontro oficial de Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho já está agendado. Nos dias 12 e 13 de maio, eles se reúnem em Gramado para debater as diretrizes do evento deste ano, a dinâmica da nova curadoria e as tendências audiovisuais que conceituarão as mostras competitivas de longas da 42ª edição.