O que é ter um olhar crítico? E como colocar esse olhar sobre uma obra cinematográfica de maneira que a sua avaliação saia do lugar comum e seja, de fato, um norte para os futuros espectadores? É essa uma das premissas do curso ‘Cinegrafias’ – Oficina de Crítica e História do Cinema. Com uma proposta de formação prática de críticos de cinema para aqueles que querem atuar na grande imprensa – revistas, jornais, canais de TV – , o curso conta com um programa único e desenvolvido por críticos de cinema com mais de uma década de experiência na grande mídia. Entre eles, o mestre e doutor em Estética e História da Arte, Donny Correia.
Colaborador do caderno Aliás em O Estado de S. Paulo e membro da equipe Cinemascope, Donny conta que ele e seus colegas e também professores do curso, Franthiesco Ballerini e Leilane Vasconcelos, perceberam que “existe uma necessidade na renovação da crítica cinematográfica atual, principalmente em vista da interação do cinema com outras mídias e, ao mesmo tempo, a percepção de que existem novas pessoas escrevendo sobre cinema que parecem ter interesse em desenvolver uma coisa mais aprofundada a respeito das análises”.
Para alcançar tal objetivo, o Cinegrafias traz um grande diferencial para os alunos-críticos: ao longo das aulas, todos irão praticar a escrita produzindo diversas críticas sobre as estreias nos grandes cinemas e, ao final, elas serão publicadas na Revista Cinegrafias, distribuída para públicos especializados de São Paulo, bem como no blog homônimo da revista. “É uma renovação do cenário cultural em volta da crítica cinematográfica e um apoio para aquelas pessoas que estão começando, youtubers, blogueiros, etc, que a gente percebe que há a possibilidade de tornar a coisa mais profissional”, pontua Donny.
A próxima turma do programa começa no dia 27 de setembro e vai até 13 de dezembro. As aulas, que totalizam uma carga horária de 30 horas, acontecem sempre às quintas-feiras, das 19h às 23h na sede da Ethos Comunicação e Arte, na rua Capote Valente, 1426, ao lado do metrô Sumaré. Para se inscrever, basta acessar a página do Cinegrafias no site da Ethos. O valor total do curso é R$ 1850.
Confira o conteúdo programático de cada aula:
Aula 1
Apresentação da proposta do curso
Fundamentos 1 – O Nascimento do Cinema, Chaplin
A Estruturação de Hollywood
A Linguagem Clássica (D.W. Griffith)
Aula 2
Jornalismo Cultural Cinematográfico – Breve Histórico
Jornalismo Cultural Cinematográfico no Brasil: Veículos Impressos, TV, Rádio e Portais de Internet
Críticos de Cinema no Brasil e no Mundo: estilos e características
Cinegrafias 1 – Orientações para a escrita da Crítica 1
Aula 3
Fundamentos da escrítica criativa
Crítica de Cinema – Características Práticas
Análise de Críticas de Veículos Impressos
Aula 4
Fundamentos 2 – As Vanguardas Europeias:Dadaísmo, Abstracionismo, Expressionismo Alemão
Escola Nórdica e o Legado das vanguardas para o cinema mundial
Entrega da Crítica 1
Aula 5
Análise comentada das críticas previamente editadas pelo professor
Fundamentação: as teorias cinematográficas e sua aplicação prática
Leitura Crítica de textos sobre o fazer crítico (Jean-Claude Bernardet, Glauber Rocha, Walter Benjamin)
Aula 6
Fundamentos 3 – O Cinema Moderno
O Neorrealismo Italiano
Cinegrafias 2 – Orientações para a escrita da Crítica 2
Aula 7
Fundamentos 4 – Nouvelle Vague
Os Cinemas Modernos no Japão, Índia, Grã-Bretanha e EUA
Análises de títulos, legendas e fotos utilizadas em críticas impressas no Brasil
Aula 8
Fundamentos 5 – Cinema Brasileiro
O Nascimento, Ciclos Regionais, Atlântida, Vera Cruz, Cinema Novo, Cinema Marginal, a Embrafilme, o fim do cinema nacional, Retomada, Leis de Incentivo, Cinema Contemporâneos
Entrega da Crítica 2
Aula 9
Fundamentos 6 – Grandes Diretores do Cinema Contemporâneo Europeu
Análise das críticas de filmes de Pedro Almodóvar, Lars Von Trier, Michael Haneke e Claire Denis
Detecção de recursos estilísticos, técnicas de análise e escolhas lexicais
Cinegrafias 3 – Orientações para a escrita da Crítica 3
Aula 10
Fundamentos 7 – Grandes Diretores do Cinema Contemporâneo – Ásia e Oriente Médio
Análise das críticas de filmes de Wong Kar Wai, Kim Ki Duk, Hayao Miyazaki, Amos Gitai e Abbas Kiarostami. Detecção de recursos estilísticos, técnicas de análise e escolhas lexicais
Entrega da Crítica 3
Aula 11
Laboratório de Diagramação da Revista Cinegrafias
Em grupos, alunos irão preparar as páginas da revista, finalizando a paginação das três críticas feitas individualmente, incluindo fotos, títulos, créditos etc
Aula 12
Banca Final – Análise comentada de cada crítica da edição da Revista Cinegrafias, pontos positivos e negativos, aspectos técnicos, estilísticos e imagéticos
Confraternização final