Notícias como esta nos fazem ter cada vez mais esperança de que a pandemia do coronavírus pode estar mais controlada (pelo menos em outros países). Após consecutivos adiamentos, o Festival de Cannes 2021 já tem data para acontecer: entre os dias 06 e 17 de julho.

Conhecido como o maior festival de cinema do mundo, Cannes possui uma importância inegável e pauta a maioria dos outros eventos e premiações da sétima arte. Neste ano, o Júri é presidido pelo diretor Spike Lee e é composto por 5 mulheres e 3 homens de 7 nacionalidades diferentes. Entre eles estão a diretora Mati Diop, que venceu o Grand Prix em 2019 por seu filme Atlantique, a cantora e compositora Mylène Farmer, a atriz Maggie Gyllenhaal, a diretora Jessica Hausner, que concorreu à Palma de Ouro em 2019 por seu filme Little Joe, a atriz Mélanie Laurent, o diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, o ator Tahar Rahim e o ator Song Kang-Ho.

Abaixo é possível conferir uma breve descrição dos 24 filmes que concorrem à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2021:

Annette

Dirigido por Leos Carax, um filme produzido pela Amazon Prime Video foi escolhido para abrir o Festival de Cannes 2021. Na trama, ambientada em Los Angeles, Henry (Adam Driver) é um comediante de stand-up com um senso de humor afiado que se apaixona por Ann (Marion Cotillard), uma cantora de opera de fama internacional. Porém, a vida do casal vira de cabeça pra baixo quando nasce sua primeira filha, Annette, uma garotinha misteriosa com um futuro excepcional. O filme deve chegar ao Prime Vídeo no dia 20/08. Só por esse elenco já estamos curiosos.

 

 

The Story of My Wife

Baseado no livro homônimo do escritor húngaro Milán Füst, The Story of my Wife é um drama que começa com uma aposta em um café, onde um capitão promete a um amigo se casar com a primeira mulher que entrar no recinto. O filme é dirigido pela húngara Ildikó Enyedi, que em 2017 ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim por Corpo e Alma, e em 1989 venceu a Câmera de Ouro em Cannes por O Meu Século XX.

The Story of my Wife Cannes 2021

 

Benedetta

Inspirado numa história real, Benedetta foi uma freira do século 17 que sofria de distúrbios religiosos e visões eróticas. No filme, ela é auxiliada por uma dama de companhia e a situação se agrava quando as duas mulheres desenvolvem um relacionamento amoroso.  O título é dirigido por Paul Verhoeven, também responsável por filmes como Elle (2016) e Instinto Selvagem (1992).

 

Bergman Island

Ingmar Bergman continua influenciando gerações, mesmo que indiretamente. Bergman Island é centrado em um casal de diretores norte-americanos que se refugiam numa ilha durante o verão para que cada um possa escrever o roteiro de seu próximo filme, em uma espécie de retiro ao lugar que inspirou o diretor sueco. Seus roteiros evoluem assim como a estação, até que as linhas entre ficção e realidade começam a se misturar no cenário paradisíaco do lugar. O filme é dirigido por Mia Hansen-Løve, uma figurinha carimbada em Cannes, que venceu o Prêmio especial da Mostra Um Certo Olhar em 2009 por O Pai dos Meus Filhos e, em 2016, conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim por O Que Está por Vir.

 

Drive My Car

Também baseado em uma obra literária, Drive My Car é um filme japonês produzido a partir do conto homônimo de Haruki Murakami, presente no livro Homens sem Mulheres. No drama, Kafuku, um ator viúvo de meia idade, contrata os serviços de Misaki, uma motorista que acaba se transformando em uma excelente ouvinte para sua história.  O longa é dirigido por Ryusuke Hamaguchi, que já concorreu à Palma de Ouro em 2018 com Asako I & II. 

 

Flag Day

As vezes a arte imita a vida até demais. Em Flag Day, Sean Penn interpreta John Vogel, um homem que se alterna nas funções de falsificador, assaltante de banco e presidiário, tudo isso para dar uma boa vida à sua filha. Quem também priorizou a prole foi Penn, que além de dirigir o longa, escalou os próprios filhos, Dylan e Hopper, para viverem seus filhos na ficção. A história é baseada no livro escrito por Jennifer Vogel.

Flag Day Cannes 2021

 

Ahed’s Knee

Escrito e dirigido por Nadav Lapid, vencedor do Urso de Ouro em Berlin em 2019 por Synonymes, Ahed’s Knee possui uma sinopse um tanto enigmática. No filme, um cineasta israelense se entrega a duas batalhas difíceis de vencer: uma contra a morte da liberdade e outra contra a morte de uma mãe. É esperar para saber mais.

Ahed’s Knee Cannes 2021

 

Casablanca Beats

Em Casablanca Beats, Anas é uma rapper que trabalha num centro cultural. Incentivada por seu novo professor, ela e os demais estudantes tentam se libertar do peso das tradições para conseguir fazer o que gostam e se expressar por meio da cultura hip hop. O filme é conduzido por Nabil Ayouch, que já esteve no Festival de Cannes com os filmes Muito Amadas (2015) e Os Cavalos de Deus (2012).

 

Compartment  nº 6 

Da Finlândia, veremos Compartment nº 6, a história de dois estranhos que se conhecem em um trem que cruza as geladas terras árticas e, no caminho, têm sua perspectiva sobre a vida alterada. O filme é inspirado na obra da escritora Rosa Liksom e conta com direção de Juho Kuosmanen, que venceu a mostra Um Certo Olhar em 2016 por O Dia Mais Feliz da Vida de Olli Mäki.

The Worst Person in the World

Com um título um tanto sugestivo, o novo filme de Joachim Trier acompanha quatro anos na vida de Julie, uma jovem mulher que enfrenta um período difícil em sua vida amorosa e profissional. Contudo, essa fase conturbada lhe oferece um olhar realista de quem ela realmente é. Trier concorreu à Palma de Ouro em 2015 com Mais Forte que Bombas e à mostra Um Certo Olhar em 2011 com Oslo, 31 de Agosto.

The Divide

Retornando a Cannes após um hiato de 10 anos, Catherine Corsini apresenta seu novo filme: The Divide. Nele, duas mulheres à beira de uma separação precisam ir a um hospital, mas enfrentam ainda mais stress ao se depararem com um protesto de rua, uma equipe sobrecarregada e manifestantes feridos. A diretora concorreu à Palma de Ouro em 2001 com A Repetição e à Mostra Um Certo Olhar em 2011 com 3 Mundos.

The Restless

Ainda sabemos pouco sobre The Restless, o projeto mais recente do diretor Joachim Lafosse, estrelado por Leïla Bekhti e Damien Bonnard. No filme vemos o casal apaixonado Leila e Daniel, que precisa conviver com o transtorno bipolar dele. Lafosse já esteve em Cannes anteriormente, onde exibiu os títulos Perder a Razão (2012) e Élève Libre (2008)

Paris 13th District

Paris 13th District à primeira vista parece o poema Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade: Émilie conhece Camille, que está interessada em Nora, que conhece Amber. Três garotas e um garoto que se alternam nos papeis de amigos e amantes, por vezes, os dois. O filme é dirigido pelo premiado diretor Jacques Audiard, que venceu a Palma de Ouro em 2015 por Dheepan, o Grande Prêmio do Juri em 2009 por O Profeta e o prêmio de Melhor Roteiro em 1996 por Um Herói Muito Discreto.

Lingui, the Sacred Bonds

Direto do Chade, Mahamat-Saleh Haroun nos apresenta a Lingui, um filme focado em Amina, uma muçulmana que vive com sua filha de 15 anos, Maria. Quando Amina descobre que Maria está grávida e deseja abortar a criança, as duas encaram uma situação impossível, uma vez que no Chade o aborto é condenado legal e moralmente. O diretor já concorreu à Palma de Ouro em 2013 com Grigris e em 2010 com Um Homem que Grita.

 

Memoria

Apichatpong Weerasethakul faz um cinema difícil de caracterizar, mas que possui uma qualidade inegável. Em seu mais novo filme, uma mulher escocesa viaja para a Colômbia e lá começa a notar sons estranhos. Pouco tempo depois, ela passa a pensar na aparecia deles… os sons. O diretor tailandês é um velho conhecido de Cannes, já ganhou a Palma de Ouro em 2010 por Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas. Falamos um pouco sobre esse filme num episódio do Depois da Sessão, que você pode assistir aqui.

Festival de Cannes 2021

Nitram

Em 1996, aconteceu um massacre na cidade de Port Arthur, Tasmania, na Austrália, onde um homem atirou contra pessoas, mantando 35 e ferindo outras 23. Este filme remonta os eventos que levaram ao tiroteio e tenta entender como e porque essa atrocidade foi cometida. A película é dirigida por Justin Kurzel, também responsável por Macbeth: Ambição e Guerra (2015) e Os Crimes de Snowtown (2011).

France

Misturando drama e comédia (?) France apresenta uma personagem homônima que trabalha como jornalista de celebridades. Enquanto lida com sua carreira atribulada e sua vida pessoal, France tem a vida completamente alterada quando é vítima de um acidente de carro muito estranho. O longa é conduzido por Bruno Dumont, outro queridinho do festival, que já apresentou outros seis filmes em Cannes.

Petrov’s Flu

Intenso. Esse é o primeiro adjetivo que pula na nossa cabeça ao assistirmos o trailer e ler a sinopse de Petrov’s Flu, filme do russo Kirill Serebrennikov. Na trama, acompanhamos um dia na vida de um desenhista de HQ e de sua família na Rússia pós-soviética. Acometido por uma gripe, Petrov é levado de um lado para outro por seu amigo, Igor, enquanto transita entre fantasia e realidade.

Red Rocket

Sam Baker, responsável por filmes como Projeto Flórida (2017) e Tangerina (2015), concorre pela primeira vez à Palma de Ouro por Red Rocket. O longa é focado em Mikey Saber, um ator pornô que retorna à sua pequena cidade natal no Texas. O problema é que ninguém o quer de volta.

The French Dispatch

Dirigido por Wes Anderson, The French Dispatch deveria ser lançado em 2020, mas devido à pandemia teve sua estreia adiada para este ano. Repleto de todos os maneirismos do diretor, o título é uma carta de amor para jornalistas americanos que trabalham com correspondentes em uma cidade francesa fictícia do século XX. A coleção de história do grande elenco são compiladas no “The French Dispatch Magazine“. Se quiser mais sobre Wes Anderson, temos um artigo sobre as características de sua obra aqui e um guia para seus filmes aqui.

Titane

Em sua segunda experiência como diretora, Julia Ducournau leva a Cannes o suspense Titane. No longa, após acompanhar uma série de crimes sem explicação, um pai reencontra seu filho depois de 10 anos.  Ducournau é responsável pelo intrigante Raw, que foi exibido no festival em 2016.

Three Floors

Baseado no livro do autor israelense Eshkol Nevo, o filme examina as vidas interconectadas dos residentes de um prédio de classe média alta, cujas turbulências, segredos, confissões e decisões problemáticas revelam uma sociedade em meio a uma crise de identidade. O longa é dirigido por Nanni Moretti, que já venceu a Palma de Ouro em 2001 por O Quarto do Filho e recebeu o prêmio de melhor diretor em 1993 por Caro Diário.

Festival de Cannes 2021

Everything Went Fine

François Ozon é conhecido por retratar temas espinhosos na tela. Em Everything Went Fine o director conta a história de André, um senhor de 85 anos que tem um infarto, e de Emmanuelle, sua filha. Doente e semi-paralizado na cama do hospital, André pede ajuda a Emmanuelle para por um fim em sua vida. Mas como é possível honrar tal pedido do próprio pai?

Festival de Cannes 2021

A Hero

Ainda não sabemos muito sobre o novo filme de Asghar Farhadi, apenas que a ele promete estar presente na próxima temporada de premiações e ser um dos principais concorrentes à Palma de Ouro. O diretor é responsável por títulos como O Apartamento (2016) e Todos Já sabem (2018). Em seu novo filme, Farhadi retorna ao irã em um suspense repleto de atores conhecidos no país. É esperar pra ver.

Festival de Cannes 2021

Se quiser saber mais sobre o Festival de Cannes 2021 é só clicar aqui.

 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.