Você já deve ter recebido a notícia de que muitas plataformas de conteúdo online disponibilizaram parte ou todo o seu catálogo gratuitamente durante o período de isolamento social. Aqui mesmo no Cinemascope falamos sobre o streaming da SPCine, que contém vários filmes brasileiros online. Entretanto, a dica que trazemos hoje vai além disso. Seguindo a onda da liberação de conteúdo para facilitar a permanência das pessoas em casa, cineastas disponibilizaram filmes brasileiros online que compõem sua obra.

Helena Solberg, única diretora do Cinema Novo, possui mais de cinco décadas de produções audiovisuais, organizadas por pesquisadores nas fases: Cinema Novo, Trilogia da Mulher, Cinema Militante, Carmen Miranda, Vida de Menina e Arte Brasileira. Solberg conviveu com os grandes nomes do Cinema Novo, proximidade que a possibilitou experienciar um período de efervescente transformação na paisagem cinematográfica nacional. A cineasta morou nos Estados Unidos por cerca de trinta anos, onde produziu e exibiu boa parte de seu trabalho.

Os títulos liberados pertencem à fase feminista (Trilogia da Mulher) de sua filmografia e foram concebidos pelo International Women´s Film Project, gcoletivo do qual a diretora fazia parte e que tinha como objetivo trabalhar temas e problemáticas da realidade latino-americana.

 

filmes brasileiros online

Helena Solberg (a quarta, da esquerda para direita) com outras integrantes do International Women´s Film Project

Uma das obras de mais repercussão é, também, seu primeiro curta, A Entrevista (1966). Considerado um marco fundante do cinema brasileiro moderno de autoria feminina, o filme, que contou com fotografia de Mário Carneiro e a montagem de Rogério Sganzerla, abraça os três traços do cinema moderno elencados por Ismail Xavier: convergência entre política de autores, baixo orçamento e renovação da linguagem. Somados a isso, observa-se uma carga poderosa de questões feministas e uma ruptura em relação ao modelo dominante do discurso do filme.

Num híbrido de ficção e documentário, linguagem que adotaria em trabalhos futuros, Solberg entrevistou moças do seu entorno para falar de sexo, matrimônio, política, etc. A imagem capturada, a de uma mulher (Glória Solberg, sua cunhada, a única que aceitou aparecer no filme) se preparando para uma cerimônia de casamento, é mítica e ritualística. No entanto, o jogo que se estabelece entre imagem e som desmantela qualquer ideário de perfeição e felicidade. A obra valoriza a pluralidade de pensamentos, não é doutrinária. O curta-metragem está completo no YouTube e pode ser visto aqui:

Já o cineasta pernambucano, Kléber Mendonça Filho, mais conhecido pelas ficções O Som ao Redor (2012), Aquarius (2016) e Bacurau (2019), disponibilizou sua primeira empreitada na direção, o documentário intitulado Crítico (2008). O filme é o resultado de 9 anos de pesquisa entrevistando cineastas e críticos em mais de 10 países. Nomes como Elia Suleiman, Fernanda Torres, Cláudio Assis,  Eduardo Coutinho, Walter Salles, Gus Van Sant, Fernando Meirelles, João Moreira Salles, Richard Linklater, Costa Gavras e Nelson Pereira dos Santos estão entre os entrevistados.

Para completar essa listinha, a diretora Renata Pinheiro disponibilizou o link de Amor, Plástico e Barulho (2013), seu primeiro longa de ficção, protagonizado pelas atrizes Maeve Jinkings e Nash Laila. Na trama, Shelly é uma jovem dançarina que almeja o sucesso e a fama como cantora de Brega, tendo como grande inspiração Jaqueline Carvalho, sua parceira de banda. Ambientado na periferia do Recife e longe de qualquer glamour, o filme escancara o quão amargo e descartável pode ser o show business. 

filmes brasileiros online

ASSISTIR “AMOR, PLÁSTICO E BARULHO”

🏃‍♀️ Corre pra aproveitar! Atualizaremos esta notícia caso tenhamos mais filmes brasileiros online.

 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.