Como já falamos nesta notícia, junho é considerado o mês do Cinema Brasileiro e aqui no Cinemascope ele vai ser comemorado em grande estilo.

Além de uma agenda de lives, posts especiais e dicas de streaming dedicadas ao cinema nacional, estamos organizando uma masterclass gratuita com Donny Correia, professor do curso de Introdução à Linguagem Cinematográfica.

Com o título “Tudo o que você precisa saber pra gostar de cinema brasileiro”, a masterclass analisará a história do cinema nacional, desde os experimentos dos Irmãos Segreto, até o fenômeno de bilheteria de Bacurau. Durante a aula, Donny fará um percurso cronológico crítico e trará aos participantes uma noção geral a respeito da evolução cinematográfica brasileira. Serão abordados ainda a importância de certos movimentos, diretores e seus filmes.

Ao final, rola um sorteio do livro Cinefilia crônica: comentários sobre o filme de invenção (2019), de autoria do ministrante.

Ficou interessado na masterclass gratuita?

A masterclass e acontece de forma online no dia 17/06 (quarta-feira) às 19h, com duração de 2 horas.  Para se inscrever basta clicar aqui ou preencher seus dados no link abaixo.

Para saber mais:

Se você quiser ir esquentando os motores e aprofundar seus conhecimentos sobre o cinema brasileiro, segue aqui uma lista de indicações imperdíveis, onde o professor Donny Correia aborda diversas facetas deste assunto tão rico:

Cinema Brasilis: Com 12 episódios, esta série está disponível no YouTube e traça um verdadeiro panorama sobre a sétima arte nacional.

Cinema Brasilis DROPS: Inspirado pela playlist acima, Donny traz agora pílulas de conhecimento sobre realizadores e períodos históricos do cinema brasileiro no IGTV. O primeiro episódio conta a história de José Medina:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cinemascope (@cinemascopebr) em

Curso Introdução à Linguagem Cinematográfica: Aqui, o professor apresenta cada um dos elementos internos de um filme desde sua origem até a evolução que conhecemos hoje. As turmas estão fechadas, mas em breve serão abertas para novas matrículas. Saiba mais aqui.

Lives: Donny Correia também participou de três lives no canal do Cinemascope no YouTube. Na primeira delas, ele falou sobre movimentos de ruptura no cinema. Na segunda, ele conversa sobre a carreira de Anselmo Duarte, único diretor brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Na segunda (realizada no dia 14/06) apresenta uma retrospectiva da obra de Walter Hugo Khouri dentro da estética do Cinema Novo.

Sobre o Palestrante

Donny Correia é doutor e mestre em estética e história da arte pela USP e crítico de arte e de cinema, membro da ABRACCINE. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. PauloFolha de S.Paulo Cult. Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc, além de dar consultorias em pesquisa de cinema e artes visuais. Publicou seis livros, entre eles Cinematographos de Guilherme de Almeida – antologia da crítica cinematográfica (Editora Unesp, 2016) e Cinefilia crônica – comentários sobre o filme de invenção (Editora Desconcertos, 2018).

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.