Para quem não sabe, o Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho (que também é meu aniversário, feliz coincidência!). Mas por que será?

A data foi escolhida por ocasião da chegada de um italiano, Afonso Segreto, em 19 de junho de 1898, ao Rio de Janeiro, a bordo do navio Brésil, que vinha de Bordeaux (França).

Reza a lenda, que na Europa ele fez um curso de operação de cinematógrafos e, com ele, trouxe um dos aparelhos. Na ocasião da chegada, Segreto teria registrado imagens da Baía de Guanabara.

As primeiras gravadas em território nacional, no entanto, nunca vistas.

Não só declarando amor pelo cinema brasileiro, o Cinemascope quis — mais uma vez — homenagear o trabalho de realizadores que ajudam a escrever essa história, bastante turbulenta, mas rica e única.

Por isso, criamos uma programação de conteúdos especiais que vai rolar durante o mês de junho em nosso site, mídias sociais e canal do YouTube.

Ao todo teremos 7 lives! 

Todo domingo (e em alguns dias da semana) com convidados pra lá de especiais. Conduzidas por mim,  Joyce Pais, criadora do Cinemascope, essas conversas abordarão os mais diferentes aspectos das produções nacionais.

Além disso, lançaremos um novo quadro chamado: Minha Trajetória no Cinema. Nela, conversaremos ao vivo com realizadores brasileiros sobre sua carreira, os maiores desafios da vida profissional, inspirações e influências.

 

📅 CONFIRA A AGENDA DE LIVES SOBRE CINEMA BRASILEIRO E SE PROGRAME:

Criando uma webserie: o case Red
7 de junho, às 20h
Convidada: Germana Belo
Sobre a live: Nessa conversa com Germana Belo, criadora da websérie RED, abordaremos os caminhos que ela trilhou para colocar sua série no ar. Caso não conheça, RED é a primeira websérie lésbica do Brasil, que mostra o encontro entre Mel Béart e Liz Malmo, atrizes que se conhecem durante as gravações de um curta-metragem e acabam por levar para a vida real o envolvimento amoroso que vivem na ficção.

RE-VISÃO de Walter Hugo Khouri: o cinema novo paulista
14 de junho, às 20h
Convidado: Donny Correia
Sobre a live: Walter Hugo Khouri foi um dos principais expoentes do Cinema Novo em São Paulo. Dono de uma obra crítica, o diretor destacou as hipocrisias da elite paulistana, corroída por valores falidos. Nesse bate-papo descontraído, Joyce Pais conversa com Donny Correia, mestre e doutor em estética e história da arte pela USP, crítico de cinema e estudioso da obra de Walter Hugo Khouri.

Minha Trajetória no Cinema: Fernanda Pessoa
18 de junho, às 19h
Sobre a live: A diretora e produtora, FERNANDA PESSOA é responsável pelos documentários Zona Árida e Histórias Que Nosso Cinema Não Contava. Ela compartilha conosco sua experiência no audiovisual, os maiores desafios e conquistas memoráveis.

Minha Trajetória no Cinema: Sabrina Greve
21 de junho, às 20h
Sobre a live: Sabrina Greve, atriz, roteirista e diretora tem no currículo filmes como Uma Vida Em Segredo, Carandiru, Olga, O Duplo e Clarisse Ou Coisa Sobre Nós Dois. Também dirigiu Irina e Fucking Different São Paulo.

Minha trajetória no Cinema: Juliana Rojas
25 de junho, às 19h
Sobre a live: Com um cinema marcado por canções e cenas sobrenaturais, JULIANA ROJAS é responsável por filmes como Sinfonia da Necrópole, Trabalhar Cansa e As Boas Maneiras (os dois últimos co-dirigidos por Marco Dutra). Entre os curtas-metragens Rojas, conduziu os títulos O Duplo, O Lençol Branco, A Passagem do Comenta e vários outros.

Minha Trajetória no Cinema: Marina Person
30 de junho, às 19h
Sobre a live: Atriz  e apresentadora, MARINA PERSON foi Vj da MTV Brasil entre 1995 e 2011. Marina também é diretora e assina os filmes Califórnia e Person. No YouTube, comanda o canal Marinando, onde faz receitas fáceis e saudáveis.

EDIT: a live abaixo mudou de data e horário, confira as novas informações.

Cinema Pernambucano: muito além de Bacurau
02 de julho, às 19h
Convidada: Fernanda Mendonça (Assiste Brasil)
Sobre a live: Pernambuco sempre foi um polo cultural do audiovisual, desde a época dos ciclos brasileiros de cinema. Nesse bate-papo, Joyce Pais conversa com Fernanda Mendonça, criadora do site Assiste Brasil, sobre diretores, filmes e movimentos do cinema pernambucano que abordam uma pluralidade de temas pouco vista no Brasil.

Não perca a sua live preferida!

Ao clicar nos links das lives, é possível definir um lembrete no YouTube e receber uma notificação relembrando o dia e horário do evento 😉

Participem e façam suas perguntas para os convidados.

#ValorizeoCinemaBrasileiro (HOJE E SEMPRE)

Aproveite e confira a série Cinema Brasilis, com 12 episódios que remontam a trajetória do cinema brasileiro, desde a chegada de Segreto até os dias de hoje. Ela é apresentada pelo Donny Correia, professor do curso online Introdução à Linguagem Cinematográfica. Solta o play!

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.