Da redação

O filme Obra (Gregório Graziosi) terá estreia mundial em setembro, no Festival Internacional de Filmes de Toronto (TIFF), um dos mais importantes em todo o mundo. Único longa brasileiro selecionado para esta edição do evento, será apresentado em cinco sessões dentro da Mostra Discovery, dedicada a descobrir novos talentos do cinema mundial.

Além de Irandhir Santos (O Som ao Redor;Tatuagem), Obra tem no elenco Julio Andrade (Não Pare na Pista;Serra Pelada) e a atriz inglesa Lola Peploe (A Rainha, de Stephen Frears), afilhada de Bernardo Bertolucci.

Obra conta a história do jovem arquiteto, João Carlos Ribeiro de Almeida Neto (Irandhir Santos) que, às vésperas do nascimento do primeiro filho, descobre um cemitério clandestino na obra que executa em um terreno que pertenceu a seus familiares. A revelação mexe com sua rotina e desestabiliza sua vida. Questionando seu passado e suas origens, ele começa a reavaliar sua profissão, a cidade e sua relação com a família, incluindo a esposa grávida (Lola Peploe).

Em preto e branco e formato digital, o filme tem como cenário o centro da cidade de São Paulo e locações como o Copan, Edifício Eiffel, Conjunto Nacional, Igreja da Consolação, Escola da Cidade, Complexo Desportivo Baby Barioni, Casa Baeta e Estação Pinacoteca.