Considerado um dos filmes essenciais para a história do cinema e símbolo do Expressionismo Alemão, O Gabinete do Dr Caligari (1920), dirigido por Robert Wiene, comemora 100 anos de seu lançamento em 2020.

Para celebrar essa produção icônica, o Goethe-Institut na quinta-feira (31) a exibição gratuita do filme, acompanhada de uma trilha sonora ao vivo. Após a projeção haverá uma mediação com Donny Correia, Doutor em Estética e História da Arte e professor do curso de Introdução à Linguagem Cinematográfica do Cinemascope.

Donny considera O Gabinete do Dr Caligari o filme mais importante da história do cinema. Antes de seu lançamento, a sétima arte cumpria apenas o papel de entretenimento, com algumas inserções que despertavam emoções no público. Após o filme de Wiene, o cinema adquiriu capacidade crítica. O professor lembra ainda que o título foi responsável por abrir as portas do cinema para pintura, fato que seria crucial para a evolução de ambas as artes no período vanguardista entre guerras.

Donny Correia, Doutor em Estética e História da Arte, crítico de cinema, e redator do Cinemascope.

Sobre a exibição do filme no Goethe-Institut, Donny reforça que a trilha ao vivo é um diferencial. Segundo ele, a exibição simultânea da película e da música nos remetem às primeiras sessões de Gabinete do Dr Caligari e nos fazem sentir um pouco como os espectadores alemães dos anos 1920.

A sessão acontece no dia 30/01, na Rua Lisboa 974, São Paulo. O evento é gratuito e a distribuição de senhas será feita por ordem de chegada a partir das 18h30. As vagas são limitadas e a sessão é sujeita à lotação. (mais informações aqui).

Conheça os detalhes de O Gabinte do Dr Caligari

Se interessou pelo Expressionismo Alemão e por O Gabinete do Dr Caligari? Então conheça o curso de Introdução à Linguagem Cinematográfica da plataforma de aprendizado online do Cinemascope. Nele, Donny não só analisa o longa em detalhes, como também apresenta cada um dos elementos internos de um filme desde sua origem até a evolução que conhecemos hoje.

Se quiser um gostinho do que te espera, no canal do , no canal do Cinemascope no Youtube temos uma live incrível sobre os Movimentos de Ruptura no Cinema. Além disso, na playlist Cinema Brasilis, Donny apresenta um panorama do cinema nacional. O professor também é autor do livro Cinefilia Crônica – Comentários sobre o filme de Invenção.

 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.