Se houve uma distração capaz de trazer algum tipo de conforto para milhões de pessoas em quarentena no ano de 2020, foram os filmes. Inclusive, fizemos uma lista com os melhores filmes de 2020. No streaming, na TV, mídia física ou nas salas de cinema que sobrevivem à pandemia do covid-19, produções audiovisuais são elementares para desviarmos um pouco a atenção de um trágico noticiário e desfrutarmos dos prazeres da sétima arte por algumas horas.
E se o cenário do mercado audiovisual para 2021 no Brasil ainda é indefinido por conta de um controle da pandemia ainda a anos-luz do ideal; uma Ancine perdida e cada vez mais enfraquecida; e as polêmicas novas formas de distribuição de conteúdo geradas pela decisão da Warner Bros. lá fora, a expectativa é que as coisas pelo menos não piorem. A esperança, principalmente das redes exibidoras, é de que em 2021 as distribuidoras voltem a lançar suas grandes produções diretamente e exclusivamente nas telonas para que as pessoas voltem aos cinemas.
Para trazer um incentivo a mais para começar o imprevisível ano de 2021, o Cinemascope preparou uma lista de dez aguardados filmes, de distintos gêneros e escopos, que, de janeiro a dezembro, podem voltar a nos fazer esquecer das inevitáveis mazelas que virão de Brasília e tantas outras incessantes fontes de notícias ruins. Sejam conferidas nos cinemas ou no streaming, são produções que prometem um novo alento:
1 – Nomadland, de Chloé Zhao
Vencedor do Festival de Veneza 2020 e figura certa na temporada de premiações que se aproxima, o drama Nomadland é focado em Fern (Frances McDormand), uma mulher que começou a viver como uma nômade moderna pelo oeste dos Estados Unidos após o colapso econômico da cidade onde morava. Dirigido e roteirizado pela chinesa Chloé Zhao (The Rider) e inspirado no livro Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century, de Jessica Bruder, o filme chega em fevereiro aos cinemas nos EUA e ainda não tem previsão de estreia no Brasil.
2 – Duna, de Denis Villeneuve
Talvez o filme mais aguardado de 2020, o lançamento de Duna foi extremamente impactado pela pandemia do covid-19 e adiado para 2021. Em uma revolucionária decisão para o mercado cinematográfico, a Warner Bros. anunciou em dezembro de 2020 que todos os principais filmes do estúdio previstos para 2021 serão lançados simultaneamente nos cinemas e também no serviço de streaming da HBO Max, dentre eles Matrix 4, Godzilla vs Kong, Esquadrão Suicida 2 e o próprio Duna. O anúncio gerou revolta entre as redes exibidoras, cineastas, e até mesmo do diretor de Duna, Dennis Villeneuve, que afirmou que ficou sabendo do novo formato de lançamento de seu filme pela imprensa e que a WB pode ter matado uma possível franquia com essa escolha. Não há informações sobre como será o lançamento do filme no Brasil (a plataforma da HBO Max ainda nem existe por aqui), mas a aguardada ficção-científica baseada no livro de Frank Herbert e com grande elenco formado por Timothée Chalamet, Zendaya, Oscar Isaac e Jason Momoa tem previsão de estreia nos EUA em dezembro de 2021.
3 – Judas e o Messias Negro, de Shaka King
Com um dos melhores trailers lançados em 2020, Judas e o Messias Negro é um drama biográfico sobre Fred Hampton, líder do partido dos Panteras Negras assassinado em 1968. Daniel Kaluuya (Corra!) interpreta Hampton, enquanto Lakeith Stanfield (também em Corra!) será William O’Neal, informante do FBI infiltrado no partido e principal responsável pela morte de Hampton. Ryan Coogler (Pantera Negra) é um dos produtores do longa-metragem, e Shaka King (da série Shrill) dirige. Uma produção da Warner, Judas e o Messias Negro tem previsão de estreia em fevereiro nos cinemas dos EUA e streaming da HBO Max, mas também ainda não tem data para chegar ao Brasil.
4 – The Beatles: Get Back, de Peter Jackson
Após dirigir o aclamado documentário sobre a Primeira Guerra Mundial Eles Não Envelhecerão (2018), o neozelandês Peter Jackson, vencedor do Oscar pela trilogia O Senhor dos Anéis, retorna em 2021 ao formato documental para falar sobre a maior banda de todos os tempos. The Beatles: Get Back é um filme sobre a gravação do álbum Let It Be, com inéditas imagens de arquivo gravadas em estúdio pelo cineasta Michael Lindsay-Hogg em 1969. Parte do material gravado na época rendeu um outro documentário lançado em 1970 também chamado Let It Be, mas por conta de uma série de conflitos entre os integrantes da banda e o fim dos Beatles naquele mesmo ano, o filme ficou marcado mais como um a produção sobre a ruptura do grupo do que qualquer outra coisa. Em 2019, a fim de reaproveitar cerca de 56 horas de material documentado e dar um ar mais positivo sobre a gravação de 1969, Peter Jackson anunciou a nova produção sobre os Beatles, que seria lançada em 2020, mas foi adiada para agosto de 2021 por conta da pandemia.
5 – Marighella, de Wagner Moura
Filmado em um longínquo ano de 2017, Marighella teve sua estreia adiada por conta de diversos imbróglios causados pela Ancine e pela pandemia do coronavírus. Dirigido por Wagner Moura, a produção nacional acompanha a vida de Carlos Marighella, um dos principais ativistas e defensores da luta armada contra a ditadura militar na década de 70. Seu Jorge interpreta o protagonista, e Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Herson Capri e Humberto Carrão também integram o elenco. Já exibido e elogiado em importantes festivais internacionais como os de Berlim, Seattle, Sydney, Istambul, Cairo e muitos outros, Marighella tem previsão de estreia no Brasil em abril deste ano.
6 – The French Dispatch, de Wes Anderson
The French Dispatch, O novo filme de Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste) será um drama sobre três histórias criadas por um jornal de uma fictícia cidade francesa. A redação, os jornalistas e as três tramas são inspiradas na revista estadunidense The New Yorker, de qual o premiado diretor é fã desde a adolescência. A produção conta com um elenco absurdamente estelar formado por Timothée Chalamet, Bill Murray, Tilda Swinton, Benicio Del Toro, Frances McDormand, Léa Seydoux, Adrien Brody, Owen Wilson, Sairse Ronan, Jeffrey Wright, Elizabeth Moss, Willem Dafoe e Christoph Waltz, dentre outros. The French Dispatch teve sua estreia cancelada em 2020 por conta do covid-19 e ainda não há uma definição sobre quando o filme deve chegar aos cinemas (ou ao streaming) em 2021. E para quem está com saudade de um dos principais diretores em atividade, não deixe de conferir também nosso especial sobre o cinema de Wes Anderson.
7 – Em Um Bairro de Nova York, de Jon M. Chu
Inspirado no musical homônimo vencedor do Tony Awards em 2008, criado por Lin-Manuel Miranda (Hamilton), Em Um Barro de Nova York acompanha o cotidiano de diversos personagens no bairro latino de Washington Heights, em Nova York. A adaptação do musical para as telonas ficou a cargo de Jon M. Chu, elogiado por seu trabalho no sucesso de público Podres de Ricos. O filme é estrelado por Anthony Ramos (Nasce Uma Estrela) e tem ainda Lin-Manuel Miranda e Jimmy Smits no elenco, com previsão de estreia para agosto no Brasil.
8 – Um Lugar Silencioso – Parte II, de John Krasinsky
Um dos primeiros grandes lançamentos afetados pela pandemia foi Um Lugar Silencioso – Parte II, sequência do ótimo suspense de 20218 dirigido por John Krasinsky e estrelado por ele próprio e sua esposa Emily Blunt. Com estreia marcada para 19 de março de 2020 no Brasil, o longa tem agora estreia agendada para abril de 2021. O segundo capítulo da história mostrará a contínua luta pela sobrevivência da família Abbot após os eventos do primeiro filme, e promete ainda alguns flashbacks de como o apocalíptico e silencioso cenário da trama teve início.
9 – 007: Sem Tempo Para Morrer, de Cary Fukunaga
O provável último filme da franquia 007 com Daniel Craig como o protagonista James Bond é mais um da lista de grandes lançamentos de 2020 que foram adiados. Em Sem Tempo Para Morrer, o agente secreto mais famoso do mundo precisar abandonar sua pacífica nova vida na Jamaica quando o misterioso vilão Safin (Rami Malek) surge com uma perigosa nova tecnologia. Com direção de Cary Fukunaga (True Detective) e grande elenco estrelado por Lea Seydoux, Jeffrey Wright, Ralph Fiennes, Naomi Harris e Ben Whishaw, a aguardada produção também quase foi parar no streaming, mas, ao menos por enquanto, tem estreia exclusiva nos cinemas do Brasil e do mundo marcada para abril de 2021.
10 – Os Eternos, de Chloé Zhao
Segundo filme da diretora Chloé Zhao na lista, Os Eternos vai apresentar um completo novo time de personagens da Marvel Studios. Interpretados por inéditos nomes no MCU ( o Universo Cinematográfico da Marvel), como Angelina Jolie, Kit Harington Salma Hayek, Richard Madden e Kumail Nanjiani, os Eternos são um grupo de seres imortais e superpoderosos criados por engenheiros cósmicos conhecidos como Celestiais. O longa-metragem tem estreia prevista para novembro de 2021.
E outros promissores filmes de 2021 para ficar de olho:
Minari, de Lee Isaac Chung; Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg; King’s Man: A Origem, de Matthew Vaughn; Candyman, de Nia DaCosta; Viúva Negra, de Cate Shortland; Turma da Mônica: Lições, de Daniel Rezende; Jungle Cruise, de Jaume Collet-Serra; Top Gun: Maverick, de Joseph Kosinski; Luca, de Enrico Casarosa; Last Night in Soho, de Edgar Wright; Um Príncipe em Nova York 2, de Craig Brewer; Me Sinto Bem Com Você, de Matheus Souza.
Navegue por nossos conteúdos
- Gosta de opiniões sobre filmes? Clique aqui e confira todas as críticas especializadas em nosso site.
- No Cinemascope você encontra os melhores especiais sobre cinema. Acesse aqui e prepare-se para mergulhar em incríveis retrospectivas cinematográficas.
- Clique aqui e fique que por dentro de notícias e novidades sobre cinema.
- Temos uma equipe maravilhosa espalhada por todo o Brasil. Conheça nossos Cinemascopers!
- Acreditamos no poder do Cinema e do Audiovisual para a cultura e conhecimento. Considere tornar-se um apoiador do Cinemascope.
CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.
DESVENDE O MUNDO DO CINEMA
A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.