De 08 a 13.04, o Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú exibe longas de ARTE inéditos no Brasil

Da redação

Criado pelos jovens cineastas André Gevaerd e Barbara Sturm, o CINERAMA.BC começa a se consolidar como um festival para cinéfilos de verdade. O evento exibe poucos e bons filmes de ARTE. A maior parte da seleção não tem data de estreia no país.

Na quarta edição, que será realizada de 08 a 13/04, o CINERAMA.BC exibe oito longas-metragens e oito curtas-metragens inéditos no Brasil. Na seleção estão filmes como o belga Violet (premiado no Grande Prêmio do Generation 14plus do Juri Internacional da Berlinale 2014) e o americano Escape from Tomorrow (filmado dentro da Walt Disney World sem autorização, e exibido na Seleção Oficial Festival de Sundance 2013. As sessões serão realizadas sempre às 18h e às 21h, no Cine Itália. Os ingressos custam R$ 8,00.

Além da mostra competitiva de longas e curtas-metragens, que vai premiar as melhores produções com a Coruja de Ouro em diversas categorias (melhor filme, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor curta-metragem), o evento também promove outras atividades como palestras, debates e oficinas, com objetivo de formar público de arte e também produtores audiovisuais.

O Cinemascope cobrirá o festival e trará diariamente posts sobre tudo o que rolar no evento aqui no site e em nossa fanpage, fique de olho!

Poster 2014 A3

Atividades paralelas

* CINERAMA.BC VIVO – apresenta ao público novas manifestações da linguagem cinematográfica e suas diferentes formas de exibição, além de convidar artistas multimídia para apresentar performances nas ruas da cidade.

* MOSTRA CATARINA – exibe curtas produzidos em Santa Catarina ou por artistas catarinenses.

* RESIDÊNCIA CINERAMA.BC – uma verdadeira imersão no mundo do cinema por meio de oficinas, palestras e debates sobre a sétima arte com renomados profissionais.

* FOCO PAÍS: apresenta o cinema de um país diferente a cada edição. Neste ano, o foco é a Bélgica.

* SESSÃO CORUJINHA – mostra de filmes infanto-juvenis. Nesta edição, será exibida animação belga Kiriku e a Feiticeira, (Kirikou et la sorcière, 1998), do diretor Michel Ocelot.

 Confira a programação completa:

MOSTRA COMPETITIVA

CURTAS-METRAGENS

De costas para o muro (Dos au mur)

Bélgica, 2011 – suspense

Direção e Roteiro: Miklos Keleti

Com Erika Sainte, Serraz David, Renaud Rutten

14 min. Classificação 12 anos

Festivais/ Prêmios: Indicado a melhor curta-metragem no Prêmio Les Magritte du Cinema 2012; Melhor Filme Belga no Festival of Ponatult Combault; Melhor Fotografia no 27th Brest European Film Festival; Melhor Filme de Ficção no Polycule International Student Film Festival em Bruxelas; Melhor Filme e Melhor Ficção no Watersprite Cambridge International Student Film Festival

Sinopse: Natacha trabalha em um posto de gasolina. Um dia, um homem e uma menina que acabaram de atropelar um cervo, entram na loja do posto. A menina está chateada por causa do acidente, mas parece que isso não é a única coisa que a incomoda.

 

Norman (Norman)

Bélgica, 2012 – animação

Direção, Animação e Pintura: Robbe Vervaeke

10 min. Classificação 10 anos

Festivais/ Prêmios: Winner Jean-Luc Xiberras Award for Best Debut Award; Winner Black Horse of Animation Grand Prix; Winner Best Musical Creation/ European First Short Film Competition.

Sinopse: Norman é obsessivo com pequenos detalhes e hábitos estranhos. Nervoso e sozinho, ele vaga pela cidade. Você tem que tomar cuidado com pessoas estranhas, ninguém sabe o que elas são capazes de fazer.

 

Cigano

Portugal, 2013 – drama

Direção e Roteiro: David Bonneville

Com Jaime Freitas, Tiago Aldeia

18 min. Classificação 14 anos

Festivais/Prêmios: Distinção Coup de Coeur – Festival de Cannes Court-métrage (França) seleção dos distribuidores internacionais; Nomeado para o Golden Startfish Award – Hamptons International Film Festival de Nova York.

Sinopse: Sebastião, um jovem de classe alta, percebe que o pneu do seu carro está furado e aceita a ajuda de um cigano desconhecido. Para retribuir o favor, oferece uma carona ao cigano, mudando seu destino.

Lar doce Lar

Brasil, 2014 – drama

Direção e Roteiro: Tassia Quirino

Com Rosanne Mulholland, Clemente Viscaino e Cris Carniato

10 min. Classificação 10 anos

Festivais/ Prêmios: primeira exibição mundial.

Sinopse: Um paciente em estado terminal precisa escolher o lugar que deseja morar depois que morrer. Duas corretoras especializadas em empreendimentos dessa natureza lhe oferecem opções de compra, contrapondo os discursos sobre um bem tão intangível e improvável.

 

A Tenista

Brasil, 2014 – comédia

Direção: Daniel Barosa/ Roteiro: Humberto Palmas e Daniel Barosa

Produção: Nikolas Maciel

Com Bianca Melo, Reanta de Paula e Gabriel Godoy

15min. Classificação 12 anos

Festivais: Rotterdam International Film Festival 2014

Sinopse: Ju sempre chega atrasada para sua aula de tênis. Engolida pelo caos familiar, por incessantes mensagens de texto e pelos hormônios, hoje ela foge de um segredo e tenta não se atrasar para a aula.

Noite Clara

Brasil, 2014 – fantástico

Direção e Roteiro: Felipe Vernizzi

Com Gustavo Jahn, Mirella Granucci e Pedro Bennaton

28 min. Classificação 12 anos

Festivais/ Prêmios: primeira exibição mundial

Sinopse: Pedro é um jovem fotógrafo. Um dia ele sonha que encontra uma misteriosa mulher e lhe tira uma foto. No dia seguinte, ao revelar um filme de um ensaio fotográfico, encontra uma foto da mulher que havia sonhado. Perturbado, ele passa a procurar desesperadamente a mulher.

Bebê a qualquer preço (Baby at any price)

França, 2013 – drama

Direção: Guillaume Clicquot

Com Laetitia Fourcade, Jean-Pierre Michaël e Marie-Christine Adam

11 min. Classificação 12 anos

Festivais/ Prêmios: Festival de Valloire (França); Festival Richmond (EUA); Festival Hukura (Japão), Festival Alpes d’Huez (França);  e Festival Besancourt  (França)

Sinopse: Um jovem pai leva adiante a aposta de cuidar de seu bebê durante toda uma noite. Uma aventura sem fim começa.

Gaivotas (Mouettes)

Bélgica, 2013 – drama

Direção e Roteiro: Zeno Graton

Com Judith Williquet, Damien Chapelle e Radenko Stupar

19 min. Classificação 10 anos

Festivais/ Prêmios: Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Fotografia no Festival Internacional de Namur.

Sinopse: Judith e Damien são jovens atores e estão apaixonados. Para existirem juntos, fora do set de filmagem, eles precisam sair da moldura e cortar o som.

LONGAS-METRAGENS

A estranha cor das lágrimas do seu corpo (L’etrange couleur des larmes de ton corps)
Bélgica, 2013 – suspense
Direção: Bruno Forzani e Héléne Cattet

Produtora: Eve Commenge
102 min. Classificação 16 anos

Festivais/ Prêmios: Festival de Locarno 2013; Festival de Toronto 2013; 21 Festival de Gerardmer
Sinopse: Uma mulher desaparece e seu marido decide investigar as estranhas circunstâncias de seu desaparecimento. Ela o deixou? Ela está morta? Enquanto procura, ele mergulha em um mundo de pesadelos e violência.

 

Violet (Violet)
Bélgica, 2014 – drama

Direção e Roteiro: Bas Devos

Com Cesar De Sutter, Raf Walschaerts, Mira Helmer, Koen De Sutter, Fania Sorel, Brent Minne

82 min. Classificação 14 anos

Festivais/ Prêmios: Grande Prêmio do Generation 14plus do Juri Internacional da Berlinale 2014

Sinopse: Em um centro comercial vazio, Jonas é esfaqueado até a morte, enquanto Jesse olha paralisado de terror. Os criminosos fogem e seus motivos não são claros. O evento marca o início de um tempo horrível para Jesse, que perde seu melhor amigo, e se fecha para seus pais e para os outros meninos do BMX. O incompreensível permanece incompreensível e todos continuam a andar em círculos, como se nada tivesse acontecido.

Fugindo do Amanhã (Escape from Tomorrow)

Estados Unidos, 2013 – suspense

Direção e Roteiro: Randy Moore

Produção e montagem: Soojin Chung

Com Roy Abramsohn e Elena Schuber

104 min. Classificação 16 anos

Festivais: Seleção Oficial Festival de Sundance 2013

Sinopse: Durante férias em família, Jim descobre que perdeu o emprego. A família aproveita o dia em um parque de castelos encantados e princesas de contos de fadas mas, no dia seguinte, as idílicas férias se transformam num pesadelo surrealista. Filmado em preto e branco, o filme disseca a mitologia da perfeição artificial e ataca a obsessão de nossa cultura com entretenimentos em massa.

 

O dia dos mineiros (Le jour du mineur)
França, 2013 – documentário
Direção e Roteiro: Gael Mocaer
80min. Classificação 10 anos
Festivais: International Documentary Film Festival Amsterdam 2013

Sinopse: Em uma obsoleta, porém divertida, cerimônia carnavalesca, todos se divertem.  De repente, todos vão para dentro da mina, onde explosivos são comuns, e onde todos encontram refúgio atrás de um número de registro, como um talismã que lhes permite sobreviver ao caos.

 

Não se preocupe (Halb so wild)
Suíça, 2013 – drama
Direção e Roteiro: Jeshua Dreyfus

Com Anna Von Haebler, Jamila Saab, Karen Dahmen, Oliver Russ, Stefan Leonhardsb

80min. Classificação 16 anos

Festivais: Festival Max Ophüls Prize, Saarbrücken, Germany, 2013; Solothurner Filmtage – Switzerland, 2013; Taipei International Film Festival 2013; South Texas Underground Film Festival 2013; Molodist International Film Festival – Ukraine, 2013; Tashkent International Film Forum Golden Guepard – Uzbekistan, 2013; Bern Film Prize Festival – Switzerland, 2013; Castellinaria International  Film Festival -Switzerland, 2013

Sinopse: Um grupo de amigos viaja para uma cabana no meio da mata e combinam serem totalmente honestos uns com os outros enquanto estiverem ali. Com isso, algumas feridas se abrem. Depois de alguns dias, ninguém mais será o mesmo.

 

Mamarosh (Mamarosh)
Sérvia/Hungria/Alemanha, 2013 – comédia
Direção e Roteiro: Momcilo Mrdakovic
Com Bogdan Diklic, Mira Banjac, Bane Vidakovic e Anita Mancic

105min. Classificação 14 anos

Festivais/ Prêmios: Prêmio do público no 37th Vrnjacka Banja Film Screenplay Festival; Melhor diretor no 5th Leskovac Film Directing Festival; Melhor roteiro no 11th Tula International Festival of War Film; Prêmio Cristal Prism de Melhor Atriz para Mira Banjac no Serbian Academy of Film Arts and Sciences AFUN; Melhor atriz para Mira Banjac no Serbian Fripesci Award 2013.

Sinopse: Sérvia 1999. Petra é um projecionista de filmes de meia-idade que ainda mora com a mãe. Com os bombardeios, os dois decidem fugir para a Nova York. Enquanto tentam sobreviver e conseguir o visto americano, a nova era do cinema digital começa fazendo com que todos abandonem seus projetores e filmes em 35mm.

 TRAILER: https://www.vejatv.com/video-11287.Mamarosh.html

 

As filhas (Daughters)

Alemanha, 2014 – drama

Direção e Roteiro: Maria Speth

Com Corinna Kirchhoff, Kathleen Morgeneyer

92min. Classificação 14 anos

Festivais: Festival de Berlim 2014 – Forum

Sinopse: Agnes vai a Berlim para identificar uma garota morta. A polícia suspeita que essa garota é a filha de Agnes, de quinze anos de idade, que fugiu de casa. Mas não é. Enquanto procura sua filha em Berlim, Agnes conhece Inês, uma jovem parasita social.

TRAILER: http://www.berlinale.de/en/programm/berlinale_programm/datenblatt.php?film_id=20140796#tab=video25

 

Cruzeiro ao Paraíso (Paradise Cruise)

Israel/ Alemanha, 2013 – drama

Direção e Roteiro: Matan Guggnheim

Com Vahina Goicante, Oz Zehavi

100min. Classificação 14 anos

Festivais/ Prêmios: Manheim Hilderberg; Festival International du Filme d’Aubagne; Rome Independent Film Festival.

Sinopse: Dora volta a Israel para um projeto artístico, capturando em fotografias os olhares dos soldados que testemunham a vida e a morte. Lá, conhece Yossi, um soldado liberal que acaba de sair do serviço militar. Eles se envolvem e combinam nunca mencionar seus passados, mas o passado os assombra e os coloca em teste.

 

Serviço

4º Festival Internacional Cinerama.BC

Local: Cine Itália (Avenida Central, 335, Balneário Camboriú – SC)

Data: de 08 a 13.04

Horário: sessões às 18h e às 21h

Ingressos: R$ 8,00

Lotação: 700 lugares