Da redação

Para os que, assim como eu, se animam quando o mês de maio vai se aproximando e um dos festivais mais incríveis do mundo está para acontecer, a notícia divulgada hoje (16) a respeito do Festival de Cannes não poderia ser mais empolgante. A organização do Festival anunciou em uma coletiva os nomes selecionados para a edição deste ano.  A lista possui nomes como Woody Allen, Denis Villeneuve, Todd Haynes, Gus Van Sant (Os Inquietos), Paolo Sorrentino (A Grande Beleza) e Maïwenn.

Os 17 filmes em competição já divulgados inclui o drama Carol, de Todd Haynes, com Cate Blanchett, sobre um amor lésbico nos anos 1950; a versão do australiano Justin Kurzel paraMacbeth, com Michael Fasbender e Marion Cotillard; o novo filme de Gus Van Sant, The sea of trees, com Matthew McConaughey; e Sicario, de Denis Villeneuve (O Homem Duplicado).

A Itália está representada pelos filmes de Matteo Garrone (Il racconto dei racconti), Paolo Sorrentino (Youth) e Nanni Moretti (Mia madre). Dois diretores europeus participam este ano da competição pela primeira vez: o grego Yorgos Lanthimos (The lobster) e o norueguês Joachim Trier (Louder than bombs). Ambos os projetos são em língua inglesa, assim como o de Sorrentino.

Fora da programação estão programados as novas animações da Pixar (Divertidamente) e da On Entertainment (The little prince), o mais recente longa de Woody Allen, Irrational man, com Joaquin Phoenix, e o Mad Max – Estrada da fúria.

Na mostra Um Certo Olhar, de onde geralmente saem filmes indies/cults que caem no gosto dos cinéfilos, estão 14 filmes oriundos de países como Romênia, Irã, Islândia, Coreia do Sul e Índia. Nas sessões especiais, a atriz Natalie Portman estreia na direção com A tale of love and darkness, uma adaptação da autobiografia do escritor israelense Amoz Oz.

Outros títulos ainda podem ser acrescentados à seleção nos próximos dias. O festival acontecerá entre os dias 13 e 24 de maio e a lista completa da seleção pode ser conferida no site oficial.