Mais um ano de grandes filmes se passou. Bons, ruins, decepcionantes e surpreendentes. Da apoteótica conclusão de uma das maiores franquias do cinema, em Vingadores: Ultimato, passando pelo premiado e badalado brasileiro Bacurau, até a épica e milionária produção de Martin Scorcese para a Netflix, O Irlandês, o cinema (e cada vez mais o streaming) foram novamente fonte de surpresas, aplausos, lágrimas e risadas para espectadores de todo mundo.
E como já é tradição, o Cinemascope escolheu os 10 melhores filmes de 2019. Todas as produções exibidas nos cinemas brasileiros ou disponibilizados nos serviços de streaming (Netflix, Amazon Prime, etc) a partir de 1 de janeiro de 2019 foram elegíveis para o ranking. Para escolher os vencedores, dez redatores do site listaram seus dez filmes favoritos em um sistema de pontuação em que o primeiro colocado de cada lista recebe 10 pontos, o segundo, 9, e assim sucessivamente. Ao todo, 43 filmes receberam votos.
Confira abaixo os dez melhores filmes de 2019 do Cinemascope:
10º – Guerra Fria
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019, o polonês Guerra Fria estreou em fevereiro de 2019 no Brasil e não deixou de ser lembrado como um dos melhores do ano. Dirigido por Pawel Pawlikowski (Ida), que conquistou o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes de 2018 por seu trabalho, o longa-metragem acompanha os encontros e desencontros do casal Zula (Joanna Kulig) e Wiktor (Tomasz Kot), dois músicos que se conhecem na Polônia na década de 50, início do histórico período da Guerra Fria.
9º – Nós
Após vencer o Oscar de Melhor Roteiro Original por Corra! (2017), Jordan Peele voltou a colocar dedos em feridas com o perturbante Nós, lançado em março nos cinemas nacionais. A trama mostra a desagradável viagem de uma família negra norte-americana que começou a ser assombrada por pessoas de aparências idênticas a de seus integrantes. Apesar de não atingir a mesma aclamação de seu antecessor, Nós garantiu seu lugar entre os 10 melhores filmes de 2019 e também tem boas chances na temporada de premiações, principalmente pela atuação de sua protagonista Lupita Nyong’0.
8º – A Favorita
O novo filme do excêntrico diretor grego Yorgos Lanthimos (O Lagosta) foi indicado a dez Oscar, mas levou apenas o prêmio de Melhor Atriz para Olivia Colman. Na trama, situada no século XVIII na Inglaterra, acompanhamos a rainha Anne (Colman) exercendo a função sob forte influência de sua amiga Lady Sarah Churchill (Rachel Weisz), até que a chegada de Abigail (Emma Stone) abala a relação entre elas. Exibido em janeiro deste ano no Brasil, A Favorita foi eleito o oitavo melhor filme de 2019 pelo Cinemascope.
7º – História de Um Casamento
Forte candidato na temporada de premiações que se aproxima, História de Um Casamento é uma produção da Netflix lançada em dezembro no serviço e um retorno à melhor forma do diretor americano Noah Baumbach [Frances Ha(2012)]. Estrelado por dois dos melhores atores da atualidade, Adam Driver e Scarlett Johansson, o filme conta a história do agridoce divórcio entre o Charlie e Nicole Barber, que decidem seguir caminhos diferentes e entram em conflito na hora de decidir quem ficará com a guarda do filho do casal, Henry. Melancólico e realista, História de Um Casamento é como o Kramer vs Kramer desta década e um dos melhores filmes de 2019.
6º – A Vida Invisível
Vencedor da amostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2019, o brasileiro A Vida Invisível é mais uma prova de como o cinema nacional (e nordestino) teve um riquíssimo e grandioso ano. Dirigido pelo cearense Karim Aïnouz, o longa-metragem acompanha a vida de duas irmãs no Rio de Janeiro da década de 50 que acabam separadas por um segredo de família. Eurídice (Carol Duarte) e Guida Gusmão (Julia Stockler) sofrem frustrações distintas ao longo de suas vidas, mas permanecem conectadas de formas que só um grande amor entre irmãs consegue explicar. Adaptação do ótimo livro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha, e com participação de Fernanda Montenegro, o filme foi o escolhido para disputar uma vaga pelo Oscar de Melhor Filme Internacional, mas ficou de fora da lista dos pré-selecionados.
5º – Era Uma Vez em… Hollywood
O aguardado novo filme de Quentin Tarantino levou um elenco estelar formado Leonardo DiCaprio, Bradd Pitt e Margot Robbie para (re)contar a história de um assombroso crime na ensolarada Hollywood da década de 60. Sem novidades narrativas, mas com atuações brilhantes e um fantástico design de produção, o resultado foi uma das produções mais leves e afetivas do diretor, que conquistou o quinto lugar entre os 10 melhores filmes de 2019.
4º – O Irlandês
Grandioso, exuberante e digno de todos os prêmios que ainda virão, O Irlandês é mais uma excelente obra de um dos maiores mestres do cinema, Martin Scorcese. Estrelada por Roberto De Niro, Al Pacino e Joe Pesci, o longa-metragem acompanha a trajetória de vida do veterano de guerra e caminhoneiro Frank Sheeran (De Niro), que se envolve com a máfia nova iorquina e ganha cada vez mais respeito entre os criminosos. Com 3h30 de duração e um orçamento de extravagantes 140 milhões de doláres, a épica produção da Netflix, lançada em novembro, não tinha como ficar de fora.
3º – Coringa
Talvez a maior surpresa do cinema em 2019, Coringa arrecadou mais de 1 bilhão de dólares, venceu o prestigiado Festival de Veneza e surpreendeu público e crítica com a performance impressionante de Joaquin Phoenix como o palhaço do mal. No mesmo ano em que Vingadores: Ultimato concluiu uma das maiores sagas do cinema de forma triunfante, o diretor Todd Philipps [Se Beber, Não Case (2009)] realizou uma sombria e alarmante produção sobre um outro personagem de história em quadrinhos. Lançado em outubro nos cinemas do Brasil, Coringa ficou a medalha de bronze nos melhores do ano do Cinemascope.
2º – Parasita
A tragicômica produção sul-coreana Parasita, dirigida por Bong Joon-ho (Okja), é a grande favorita para levar o Oscar de Melhor Filme Internacional na cerimônia de 2020. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme mostra como a pobre família Ki-taek cria um plano mirabolante para conseguir trabalhar em uma luxuosa mansão e ganhar muito dinheiro. Repleto de fortes comentários sociais e passeando por distintos gêneros cinematográficos, Parasita foi uma das grandes surpresas de 2019 e vice-campeão na lista dos 10 melhores filmes de 2019.
1º – Bacurau
Não teve jeito. Premiado em Cannes, sucesso de bilheteria, aclamado pela crítica e fonte de inúmeros memes e discussões nas redes sociais, Bacurau foi grande vencedor do cinema nacional em 2019 e o filme mais votado por nossos redatores. Dirigido pelo consagrado Kleber Mendonça Filho [Aquarius (2016)], ao lado de Juliano Dornelles, o bizarro e incrível Bacurau fala sobre a resistência de culturas regionais e a diversidade em uma trama inteligente e repleta de reviravoltas. Há quem diga que o Brasil não faz um bom filme há tempos, mas Bacurau, e muitos outros, dizem o contrário. E muito.
Outros filmes votados além dos 10 melhores filmes de 2019: Cafarnaum, Assunto de Família, Dor e Glória, Vice, Democracia em Vertigem, Homem-Aranha no Aranhaverso, Toy Story 4, Varda por Agnés, O Relatório, Perdi Meu Corpo, Rocketman, System Crasher, Atlantique, El Camino: A Breaking Bad Movie, Se a Rua Beale Falasse, Bixa Travesty, Vingadores: Ultimato, Temporada, Filhas do Sol, No Coração do Mundo, Adam, Anos 90, Em Trânsito, Entre Facas e Segredos, Estou Me Guardando Para Quando O Carnaval Chegar, Yesterday, A Tabacaria, Querido Menino, Capitã Marvel, Fora de Série, Ford Vs Ferrari, Indianara e Suspiria – A Dança do Medo.
Navegue por nossos conteúdos
- Gosta de opiniões sobre filmes? Clique aqui e confira todas as críticas especializadas em nosso site.
- No Cinemascope você encontra os melhores especiais sobre cinema. Acesse aqui e prepare-se para mergulhar em incríveis retrospectivas cinematográficas.
- Clique aqui e fique que por dentro de notícias e novidades sobre cinema.
- Temos uma equipe maravilhosa espalhada por todo o Brasil. Conheça nossos Cinemascopers!
- Acreditamos no poder do Cinema e do Audiovisual para a cultura e conhecimento. Considere tornar-se um apoiador do Cinemascope.
CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.
DESVENDE O MUNDO DO CINEMA
A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.